Dia Nacional da Consciência Negra: Resistência, Justiça e Igualdade!
Setorial Nacional Inter-religioso do Partido dos Trabalhadores reafirma seu compromisso com a luta antirracista e celebra a força e a resistência do povo negro brasileiro
Publicado em
Hoje, 20 de novembro, o Setorial Nacional Inter-religioso do Partido dos Trabalhadores reafirma seu compromisso com a luta antirracista e celebra a força e a resistência do povo negro brasileiro. A data, marcada pela memória de Zumbi dos Palmares, é um chamado à reflexão sobre a dívida histórica de nosso país com as populações negras e à ação concreta para superarmos as desigualdades estruturais que ainda persistem.
O racismo não é apenas uma questão individual, mas uma estrutura que perpetua exclusões no acesso à educação, saúde, trabalho, moradia e participação política. Combatê-lo é um dever de todas as pessoas que acreditam na justiça social.
Como espaço inter-religioso, reconhecemos que as tradições de fé e espiritualidade têm um papel fundamental nesta luta. O Brasil é um país construído sobre a riqueza cultural e espiritual de matrizes africanas, que resistiram à opressão e à tentativa de apagamento. Honrar essa herança significa também combater o racismo religioso que atinge, especialmente, as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.
Nos inspiramos na memória de líderes como Zumbi, Dandara, Luiza Mahin e tantos outros que lutaram pela liberdade e dignidade. Seguimos firmes na construção de um Brasil verdadeiramente democrático, onde a cor da pele não determine oportunidades ou direitos.
Neste Dia da Consciência Negra, convocamos todas as pessoas de fé e boa vontade a se somarem na construção de um país mais justo, igualitário e plural, onde a vida de cada pessoa negra seja celebrada e protegida.
Setorial Nacional Inter-religioso do Partido dos Trabalhadores
Gutierres Barbosa – Coordenador Nacional!