FEM-CUT/SP realiza Plenária Estatutária da Campanha Salarial nesta quarta (28)

Os sindicatos metalúrgicos vão debater a pauta de reivindicações e definirão o calendário de assembleias nas bases Por: FEM-CUT/SP

Os metalúrgicos da CUT iniciam os preparativos da Campanha Salarial do ramo no Estado de São Paulo. Na próxima quarta-feira, dia (28), a Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) realizará, em sua sede em São Bernardo, a Plenária Estatutária da Campanha. A atividade iniciará, às 9h, e reunirá dirigentes e presidentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados, que representam cerca de 262 mil trabalhadores nos setores automobilístico, máquinas, eletrônicos, autopeças, forjaria, parafusos, trefilação, laminação de metais ferrosos, lâmpadas, estamparia e fundição entre outros no Estado.

A finalidade da Plenária é aprovar os eixos da Campanha Salarial 2014 e definir o calendário das assembleias que os sindicatos metalúrgicos farão nas bases e a data de lançamento.

Os trabalhos iniciarão com uma análise da conjuntura política e econômica que será feita pelo ex-ministro de Direitos Humanos, diretor do Instituto Lula e assessor da FEM, Paulo Vannuchi, e a economista da Subseção do Dieese da FEM-CNM/CUT, Caroline Gonçalves, apresentará dados da Campanha Salarial do ramo no País.
Neste ano, serão negociados na Campanha da FEM apenas os itens econômicos, as cláusulas sociais têm validade de dois anos, e estão em vigor até 31 de agosto de 2015. A data-base do ramo metalúrgico é 1º de setembro.

Organização

O presidente da Federação Metalúrgica cutista, Valmir Marques da Silva, Biro Biro, destacou que neste ano mais uma vez o cenário econômico vai colocar à prova a capacidade de organização dos metalúrgicos. “O cenário atual aponta certa dificuldade na negociação, mas também indica recuperação da atividade econômica industrial e nos gera uma expectativa de fazer uma Campanha Salarial vitoriosa, como sempre os metalúrgicos da CUT fizeram, de forma organizada por meio das mobilizações nas fábricas. E tenho certeza que faremos acordos que contemplarão a reposição da inflação, o aumento real nos salários e indicará a nossa Campanha como referência para todos os trabalhadores no País”, concluiu.

Base FEM-CUT/SP (Estou aguardando a Carol me passar os dados atualizados)
A data-base dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, representados pela FEM-CUT/SP, é 1º de setembro. Estarão em Campanha cerca de 220 mil trabalhadores. Confira os grupos representados pela Federação:

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Total:89,648 mil

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Total: 52,182 mil

Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
Total: 42,088 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
Total: 24,047 mil

Estamparia
Total: 5,328 mil