FES/Brasil manifesta suas condolências por Marco Aurélio Garcia

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Prezada Gleisi,

A Fundação Friedrich Ebert lamenta profundamente o falecimento de Marco Aurélio Garcia. Grande parceiro da FES desde quase o início do nosso trabalho no Brasil, Marco Aurélio foi figura central na construção de um progressismo latinoamericanista e de laços de amizade com a Socialdemocracia europeia, engajado desde seu trabalho na Secretaria de Relações Internacionais do PT, e logo no papel protagonista desenvolvido na construção de uma Política Externa Ativa e Altiva do Brasil junto aos governos Lula e Dilma.

Sem dúvida, o Partido dos Trabalhadores e o campo progressista do Brasil e do mundo perdem uma liderança intelectual nesse momento difícil da conjuntura política. Sentiremos falta da sua análise complexa e qualificada da política brasileira e das relações internacionais, assim como do seu compromisso com a transformação social de nossas sociedades.

Manifestamos nossas mais sinceras condolescências aos familiares, amigos, companheiros de luta e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o ilustre Marco Aurélio Garcia.

Nossos sentimentos e um cordial abraço,

Dr. Thomas Manz
Representante da FES no Brasil