JULHO DAS PRETAS
Setorial de Combate ao Racismo do PT no Acre lança a campanha “Mulheres Afroamazônidas Acreanas em Movimento”
Publicado em
A Presidenta Dilma reconheceu o 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, mesma data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Um marco para a visibilidade da luta das Mulheres Negras no Brasil.
Nós, mulheres negras, somos as que mais morrem, vítimas do feminicídio; a maioria por violência obstétrica. Além disso, 70% dos trabalhos mais precários do país são ocupados por mulheres pretas.
Nossos filhos, jovens negros, morrem a cada 23 minutos e nossas filhas são as maiores vítimas da prostituição e violência sexual infantil. Nossos salários são a metade do salário de uma mulher branca.
Diante desta realidade nos cabe reagir. Durante o mês de Julho, o SETORIAL DE COMBATE AO RACISMO DO PT no ACRE lança a campanha ” MULHERES AFROAMAZÔNIDAS ACREANAS EM MOVIMENTO”.
Não se pode pensar em políticas públicas, acesso e democracia no Brasil sem falarmos sobre a população negra, sobretudo as mulheres que estão na base de uma sociedade exploratória, onde o racismo, machismo e a divisão de classes são estruturantes e indissociáveis da sociedade.
É necessário um olhar interseccional neste país de opressões tão complexas e articuladas entre si, o que o torna ainda mais repressor e punitivo. Onde a justiça pune com o olhar “racializado” e classista. As questões de raça e gênero precisam de soluções integradas e estruturantes para o combate às desigualdades, pois majoritariamente somos negros.
Mais de 70% da população de Rio Branco, capital do Acre, com base na auto declaração, se declara negra, fato que merece atenção política de todas nós e, principalmente, da gestão pública.
#JULHODASPRETAS: POR TEREZA DE BENGUELA, POR MIM, POR VOCÊ, POR TODAS NÓS E PELO BEM VIVER!
ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS: https://linktr.ee/combateaoracismo
Arte e Texto: Nakágima Sanllay – ASCOM SCR PT/AC