Nota da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo sobre o líder Mamadu Ba

Ativista está sendo vítima de uma campanha de difamação promovida pelo líder nazista português Mário Machado

Mamadu Ba, ativista político português - Foto: Reprodução

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo se une ao Observatório das Liberdades Religiosas do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (OLR/CEAP) e a outras organizações na campanha antirracista organizada globalmente em defesa em defesa do ativista de direitos humanos, Mamadu Ba.

O ativista português está sendo vítima de uma campanha de difamação promovida pelo líder nazista português Mário Machado, e deverá ser julgado entre os dias 11 de abril e 10 de maio próximos, no âmbito de um processo movido por Machado, que ficou conhecido pelo envolvimento na morte de Alcindo Monteiro, jovem negro de origem caboverdiana, assassinado em Lisboa, em 1995.

A história de Mamadu, infelizmente, repete a história de muitas lideranças negras que, mundo afora, em sua luta contra o racismo, pelo direito a vida e a liberdade de todos os povos, tiveram suas vidas devastadas por calúnias e perseguições infundadas, sendo vítimas daqueles que, herdeiros ativos dos opressores brancos, sempre se juntam para perseguir e massacrar o povo negro.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo repudia as acusações por não ver legitimidade num processo claramente viciado, e se une a entidades e organizações de direitos humanos do Brasil em solidariedade a Mamadu Ba.

Leia mais: https://jornaleagora.pt/mamadou-ba-recebido-em-apoteose-por-intelectuais-brasileiros-em-campanha-global-antirracista