NOTA DA SMAD NACIONAL
Aos companheiros e companheiras do Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT – SMAD e demais militantes do partido, Saudações ecossocialistas! Comunicamos que ontem, dia 02 de junho de…
Publicado em
Aos companheiros e companheiras do Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT – SMAD e demais militantes do partido,
Saudações ecossocialistas!
Comunicamos que ontem, dia 02 de junho de 2015, a sala da SMAD Nacional foi reaberta a todos e todas que lutam pelo socialismo democrático e sustentável. A CEN/PT reconheceu o novo secretário, Gilney Viana, deu-lhe posse e autorizou a reabertura da SMAD.
Na noite do dia 02 de junho de 2015 foi realizada uma reunião emergencial do Coletivo Nacional Ampliado da SMAD, aberto a todos e todas militantes do setorial que estão em Brasília, cujos encaminhamentos agora partilhamos através desta nota com o conjunto de militantes da setorial no Brasil que conseguirmos alcançar.
Eis osEncaminhamentos:
i) Medidas político-administrativas: a) manter aberta a SMAD, mesmo sem uma secretária executiva contratada, baseado no voluntariado (assim como o é o secretário); b) constituir um grupo de discussão virtual Coletivo Nacional Ampliado, para facilitar nossas comunicações e dar consistência nacional ao setorial; c) convocar uma reunião do Coletivo Nacional da SMAD para alguma data após o V Congresso do PT; d) as decisões da SMAD serão colegiadas/coletivas, não cabendo deliberações monocráticas.
ii) Participar do V Congresso do PT enquanto Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do partido, através de uma contribuição ao debate programático, para fazer a disputa ideológica e cultural, e marcar o protagonismo coletivo da SMAD (a partir do conhecimento e da elaboração teórica já acumulados e de uma consulta urgentíssima a todos e todas).
iii) Promover uma reunião da SMAD com os delegados do V Congresso que sejam sensíveis àquestão socioambiental.
iii)Em conjunto com companheiros e companheiras da SEMAD da Bahia, promover uma reunião da SMAD e SEMAD/BA, paralelamente às atividades do Congresso, em Salvador.
iv) Após o V Congresso: promover em Brasília o lançamento do livro: Sustentabilidade Ambiental: Avanços e Desafios do Desenvolvimento no Brasil, editado pela Fundação Perseu Abramo com contribuições de vários companheiros e companheiras do Setorial.
Quanto àContribuição da SMAD ao V Congresso esperamos enviar o texto para apreciação ainda hoje ou no mais tardar amanhã, dando um prazo até domingo, dia 07/06/15, para o recebimento de contribuições, para que tenhamos tempo de fazer as correções e sínteses que se fizerem necessárias.
Estiveram presentes na reunião 3 membros efetivos do Coletivo Nacional (Gilney Viana, Marccella L. Berte, Socorro Gonçalves e um representante da chapa 2 que se reestruturou e indicou novos membros, Maurício Laxe).
Brasília, 03 de junho de 2015.
Gilney Viana
Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT