Nota da SMAD sobre a Amazônia, soberania e internacionalização

Defendemos uma Amazônia com desmatamento zero, com reflorestamento, com produção econômica sustentável aproveitando a biodiversidade e os conhecimentos dos povos da região

Site do PT

Coletivo Nacional da Smad 2022

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT é contra qualquer proposta de internacionalização da Amazônia ou diminuição da soberania brasileira sobre esse território. Defendemos a soberania brasileira na Amazônia incondicionalmente. Não entendemos que a internacionalização da Amazônia seja a posição adequada, por permitir o avanço do imperialismo estadunidense e seus aliados sobre a região, ávidos por controlar seus recursos naturais sem qualquer compromisso com a floresta em pé, os rios fluindo e a bem estar das populações locais.

Nos anos dos governos Lula e Dilma provamos que o Brasil pode fazer muito por esse bioma, com a maior redução de desmatamento da história, a maior demarcação de terras indígenas da história, a criação do “bolsa verde”, o reconhecimento dos povos tradicionais e o combate ao crime organizado na região, coisas que deixaram de existir no atual governo.

Defendemos uma Amazônia com desmatamento zero, com reflorestamento, com produção econômica sustentável aproveitando a biodiversidade e os conhecimentos dos povos da região para produzir riqueza e criarmos um Brasil como “potência ambiental”. A soberania do Brasil com um governo compromissado como o futuro governo Lula é a garantia de uma atuação responsável e comprometida em combater a emergência climática e estabelecer um outro paradigma de desenvolvimento.

Salvador, 30 de junho de 2022

Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT

PT Cast