Nota da SNCULT – PT sobre a extinção do Ministério da Cultura
Em seu 1º dia como presidente, Jair Bolsonaro extinguiu o MinC. Uma atitude que demonstra a estreiteza da sua visão sobre o governo e sobre o país.
Publicado em
O Ministério da Cultura, criado em 1985, foi uma conquista da comunidade cultural e da sociedade brasileira durante a redemocratização. Responsável pela formulação, fomento e gestão das políticas culturais, o MinC se converteu em um instrumento fundamental para garantir o direito à cultura inscrito na Constituição Federal de 1988.
O MinC, sobretudo a partir da presidência de Lula, foi capaz de articular políticas públicas de cultura que respondam à diversidade e à potência cultural do nosso país.
O maior patrimônio que temos como nação é nosso povo com suas diferentes origens, histórias e expressividades e a área governamental responsável por preservar esse tesouro era justamente o Ministério da Cultura.
Hoje, em seu primeiro dia de mandato como presidente, Jair Bolsonaro extinguiu o MinC. Uma atitude que demonstra a estreiteza da sua visão sobre o governo e sobre o país.
Evidentemente que se trata de uma atitude mesquinha que visa atacar os artistas e os fazedores de cultura, que em sua maioria têm sido firmes defensores dos valores da democracia, do humanismo e da liberdade que Bolsonaro abomina.
Certamente a comunidade cultural, como fez em outros momentos sombrios da história brasileira, e contando com o integral apoio da Secretaria Nacional de Cultura do PT, seguirá resistindo com altivez a esse momento de trevas e vencerá.
Brasília, 2 de janeiro de 2019.
Secretaria Nacional de Cultura do PT.