Nota de apoio ao deputado Renato Freitas
Leia nota assinada por Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo do PT
Publicado em
A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, vem a público repudiar mais uma vez à representação do Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, contra o deputado Renato Freitas (PT).
Mais uma vez o deputado Renato, eleito deputado estadual no último pleito, sofre perseguição injusta e descabida por parte do governo do Paraná, após demonstrar de maneira democrática a sua opinião sobre a forma de tratamento que continua a ser dada pela polícia às pessoas negras.
Porque será que neste país, onde a maioria da população é negra e pobre, exercer o direito de denúncia é crime? Porque será que defender os mais frágeis e desvalidos entre a população, falando verdade, é motivo de tanta perseguição? O que temem os poderosos, contra um jovem homem negro?
Tantas injustiças são cometidas contra o povo negro desse país todos os dias, sem que responsáveis sejam efetivamente punidos. Onde está a punição para os mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson? E tantos outros crimes “não solucionados”, ou com penas abrandadas por esse país afora?
Mas não, nada disso importa para pessoas como aqueles que perseguem o deputado Renato. O importante mesmo é punir um jovem homem negro, que ousou furar as estatísticas e romper o cerco em que tentaram colocá-lo pela sua raça, pela sua condição social.
A representação contra Renato Freitas atinge a todos/as nós, que lutamos incansavelmente contra as desigualdades no Brasil e no mundo, por isso não, não aceitaremos mais essa injustiça, assim como não aceitamos antes. Lutaremos ao lado do companheiro Renato para mostrar que racistas e fascistas, não passarão.
Todo o apoio a sua coragem. Seguimos juntos!
Martvs das Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT