Nota de pesar e solidariedade pela partida do companheiro Flávio Jorge
Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais lamenta a perda e honra a sua trajetória de luta e dedicação pelos direitos do povo negro
Publicado em
Lamentamos profundamente a partida do nosso querido companheiro Flávio Jorge Rodrigues da Silva, carinhosamente, o nosso Flavinho. Sua trajetória de luta e dedicação pelos direitos do povo negro deixa um legado inestimável para todos nós.
Flávio Jorge, nascido no interior do estado de São Paulo, mas foi na capital paulista, no centro acadêmico e na primeira eleição do DCE Livre da PUC que iniciou a construção da sua militância antirracista, participando ativamente do primeiro grupo de estudantes negros não apenas da PUC, mas também de bairros periféricos. A sua atuação foi marcante!
Flávio Jorge esteve nas escadarias do Teatro Municipal em 1978, enfrentou a prisão durante a ditadura, fundou a Soweto Organização Negra e liderou a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e militância no Movimento Popular Brasileiro.
Sua dedicação à luta antirracista refletidas nas políticas desde a Fundação do Partido dos Trabalhadores, na Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, no Instituto Lula e na Fundação Perseu Abramo registram a sua trajetória e legado político.
Para todos nós, companheiros e companheiras, este é um dia triste. A Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores registra o seu pesar e jubilo pela sua honrada militância. As suas memórias, seu compromisso incansável e sua coragem, exemplos que permanecerão presentes em nossos corações e nas nossas lutas por um mundo igualitário e justo.
Com nossos mais sinceros sentimentos e pesar. Estendemos toda a nossa solidariedade aos seus familiares e amigos,
Flavio Jorge, Presente!
Brasília, 06 de junho de 2024
LUCINHA BARBOSA
SECRETARIA NACIONAL DE MOVIMENTOS POPULARES E POLITICAS SETORIAIS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES