Nota de Repúdio contra às declarações do diretor da FUNARTE
O diretor da FUNARTE, Roberto Alvim, hoje chegou ao cúmulo de afirmar que está em uma “guerra irrevogável” contra a comunidade artística brasileira.
Publicado em
A Secretaria Nacional de Cultura do PT vem a público manifestar seu mais completo repúdio às declarações do diretor da FUNARTE Roberto Alvim no dia de hoje. Sobretudo, repudiar as ofensas proferidas contra Fernanda Montenegro, uma das maiores e mais respeitadas artistas brasileiras.
Roberto Alvim já demonstrou reiteradas vezes sua total incapacidade para o exercício do cargo público que ocupa. Até o dia de hoje apenas demonstrou seu desprezo pelo setor pelo qual é o responsável pela formulação e gestão e políticas públicas. Hoje, chegou ao cúmulo de afirmar que está em uma “guerra irrevogável” contra a comunidade artística brasileira. Ora, é absolutamente descabido que alguém ocupe um cargo público para estabelecer uma “guerra” contra o público que é apoiado pelo órgão que comanda.
Não aceitamos essa postura de beligerância e, por isso, exigimos que o Ministro da Cidadania, Sr. Osmar Terra, chefe e responsável pela nomeação de Roberto Alvim, venha a público responder pelas declarações absurdas de seu subordinado. O Ministério da Cidadania deve responder ao Brasil se efetivamente o Estado brasileiro está organizando uma política de guerra contra os artistas brasileiros. Se o Ministro da Cidadania não compactua com as declarações disparatadas e com a visão autoritária de seu subordinado deve demití-lo imediatamente.
É inaceitável que a atual gestão da cultura brasileira seja marcada pela censura à liberdade de expressão e pela perseguição aos artistas, fazedores e produtores de arte e cultura. É inaceitável que agentes públicos ofendam cidadãos e artistas.
Por fim, nos solidarizamos com Fernanda Montenegro, artista de enorme talento e cidadã exemplar, vencedora do Emmy e primeira atriz latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar, com uma história de vida dedicada aos palcos e a arte brasileira que apenas merece nossos aplausos.
Brasília, 23 de setembro de 2019.
Secretaria Nacional de Cultura do PT