Nota de solidariedade ao deputado estadual Renato Freitas (PR)

No dia de ontem, o parlamentar foi alvo de insultos racistas, incitações e agressões verbais que ultrapassaram qualquer limite do debate democrático

Eduardo Matysiak

Deputado estadual Renato Freitas, do PT Paraná

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores manifesta sua irrestrita solidariedade ao deputado estadual Renato Freitas, vítima de mais um episódio de racismo explícito e de provocações violentas dirigidas à sua dignidade e à sua humanidade.

Na manhã de hoje, o parlamentar foi alvo de insultos racistas, incitações e agressões verbais que ultrapassaram qualquer limite do debate democrático. A reação física do deputado deve ser compreendida dentro desse contexto: um ambiente de hostilidade extrema, exacerbado por provocações contínuas e reiteradas, que tinham como único objetivo desumanizá-lo, humilhá-lo e atacá-lo em razão da sua identidade racial.

Renato Freitas é um militante histórico da luta antirracista, defensor dos direitos humanos e voz firme em defesa do povo negro e periférico. Transformar a vítima de racismo em réu é uma prática antiga da sociedade brasileira — e não aceitaremos que se repita.

Reafirmamos nosso compromisso com o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência racial. Racismo é crime, e incitação ao ódio também. É urgente que o autor pelo ataque seja responsabilizado e que a verdade dos fatos prevaleça.

Nossa solidariedade, carinho e respeito ao companheiro Renato Freitas. Sua luta é a luta de todas e todos nós. Não iremos nos recuar diante do racismo.

Martvs das Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo-PT

PT Cast