Nota: Juventude em pauta

A Secretaria Sindical Nacional segue de olho no futuro, por isso, lembra que a Secretaria Nacional de Juventude realiza seu 3º Congresso da Juventude do PT – 3ºConJPT, de 19…

A Secretaria Sindical Nacional segue de olho no futuro, por isso, lembra que a Secretaria Nacional de Juventude realiza seu 3º Congresso da Juventude do PT – 3ºConJPT, de 19 a 22/11/2015, em Brasília.

O debate geracional é uma realidade no interior do PT, bem como no movimento sindical. Formar novos quadros e lideranças é essencial para a continuidade da construção do projeto democrático e popular. O amanhã será melhor se a juventude fizer parte do presente e tiver voz e vez dentro do partido, e isso vem acontecendo. O 3º CONJPT é prova disto!

A SSN/PT, por sua vez, segue corroborando com esta construção, mas, com uma preocupação com a juventude trabalhadora.  A pergunta: Como o PT e a JPT podem e devem contribuir para este conjunto da sociedade, não sai de nosso horizonte?

A ação sindical  e o diálogo com a comunidade evidencia diariamente os desafios para a constituição de políticas públicas que incorporem as reais necessidades das juventudes, não se trata de perceber as juventudes apenas como jovens estudantes no seio de uma família tida como padrão, trata-se, pois, de uma série de demandas das juventudes que ou estão precocemente empregadas e fazendo a luta cotidiana em seus locais de trabalho ou juventudes que estão em procura de uma atividade remunerada, mas, por enfrentarem uma série de desafios presentes na vida da classe trabalhadora brasileira.

Nos últimos 12 manos, o movimento sindical e o PT , em diálogo com a sociedade vem percebendo uma ampla pauta de avanços em políticas públicas para juventude nas periferias, filhas e filhos de trabalhadores e trabalhadoras que batalham para dar uma vida digna antes do jovem completar sua escolarização e sair em busca de sua autonomia.

O lado de fora da casa de jovens é feita de percalços, no morro, no campo, na cidade e na floresta, numa realidade que não passa na televisão, mas, pode estar presente no noticiário da violência e da opressão. A juventude brasileira conseguiu mais oportunidade com o início da construção do projeto democrático e popular, mas, quer mais. A juventude inicia seus compromissos de “adultos” com responsabilidades antes do fim da escolarização, para isso é que precisamos nos debruçar e construir mais caminhos.

A pauta da juventude trabalhadora transcende o debate do espaço educacional, embora passe por ele. Assuntos como desafios das juventudes pobres das periferias, acesso a geração de emprego e renda, ingresso no mercado de trabalho, gravidez precoce – suas causas e consequência, a importância das políticas públicas de ingresso na educação universitária e da qualidade do ensino, o papel do estágio, acesso a publicações e livros, vale-cultura dentre outros perpassam a vida da juventude trabalhadora, por isso, o PT tem o papel importante em constituir e orientar políticas.

A Secretaria Sindical Nacional deseja aos/as jovens petistas congressista sucesso em sua construção, mas, coloca-se como parceira e apoiadora nas construções vindouras, pois, as inquietações são muitas e o trabalho conjunto é essencial para a consolidação do projeto democrático e popular para a próxima geração de petistas.

Indalecio Wanderley Silva

Secretário Sindical Nacional

PT Cast