Nota SECULT PT/ RS: indignação por outro gesto de extermínio da PMPA/SMC
A SECULT PT/RS convida artistas e ativistas culturais para comparecerem na Câmara Municipal, dia 4 de julho, às 14 horas .
Publicado em
A Secretaria Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores manifesta indignação por outro gesto de extermínio vindo da PMPA/SMC ao pretender modificar os preceitos dos Fundos Públicos, incluindo Funcultura, Fumpach e Fumproarte, e convida artistas e ativistas culturais para comparecerem na Câmara Municipal, dia 4 de julho, às 14horas para expressarem seu descontentamento com o ódio que o prefeito manifesta ao povo de Porto Alegre, às artes e cultura.
Funcultura e Fumpach são fundos públicos de financiamento criados juntos com a própria SMC pelo prof Joaquim José Felizardo. Fumproarte surgiu na Administração Popular, quando o secretário jornalista Pilla Vares ouviu artistas, criadores, produtores e funcionários da SMC despontando como consequência do diálogo, um terceiro mecanismo de financiamento direto aos artistas locais.
Desde o ano de 1996, com a criação da UNESCO , Convenções Internacionais recomendam a necessidade da implementação de políticas públicas de fomento, difusão e proteção das expressões locais e diversificadas de culturas, também como práticas de inclusão social.
Dos 3 fundos, a cidade conheceu inúmeros programas e projetos como a Descentralização da Cultura, o maior programa permanente dedicado aos bairros e à cultura dita popular no Brasil , hoje inexistente, como o restauro e reciclagem de prédios públicos como o Arquivo Histórico Moises Vellinho proposto pelo Orçamento Participativo no Partenon, toda a gama de livros, CDS, filmes, catálogos, exposições de arte, espetáculos de música e teatro nos palcos e nas ruas, festivais de arte, capoeira, carnaval, festas religiosas, grafites, fanzines, cinema, impossíveis de citar em uma nota.
Bom lembrar que em 2002 o Fumproarte foi selecionado junto com mais 3 programas no Brasil, pelo Jornal Estado de São Paulo ao Prêmio Multicultural Estadão, na categoria Fomentadores.
Viva a Arte e a Cultura libertárias e para todos!
Porto Alegre, 2 de julho de 2018
Setorial Estadual de Cultura do PT.