Nota sobre a Escola Livre de Teatro de Santo André (SP)
A ELT foi criada em 1990. durante a primeira gestão do prefeito Celso Daniel, trazendo para o processo de formação artística um método embasado na pedagogia da autonomia
Publicado em
Nos últimos dias vimos acompanhando notícias sobre o eventual fechamento da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), ocasionando manifestações de preocupação de militantes e ativistas da Cultura, uma vez que este é um projeto de referência nacional no campo da Cultura.
A ELT foi criada em 1990, durante a primeira gestão do prefeito Celso Daniel, trazendo para o processo de formação artística um método embasado na pedagogia da autonomia, na gestão coletiva e no processo de criação colaborativo, realizando importantes mostras nacionais e internacionais que articulavam formação e evento, buscando uma efetiva inserção na comunidade local ao estruturar o movimento teatral na região do ABC paulista, entre outras premissas que influenciaram diretamente o trabalho dos artistas de teatro em todo Brasil, sendo um dos principais propulsores do movimento dos Coletivos e Grupos de Teatro que hoje domina a cena nacional, e trazendo para a escola reconhecimento internacional.
Trata-se de uma das mais importantes referências de política pública de cultura no campo das Artes que teve origem em uma administração municipal petista, sendo por isso inconcebível que quando o PT retoma o comando da prefeitura nessa emblemática cidade, tenhamos que enfrentar e combater propostas que levem a desativação desse importante projeto.
A Secretaria Nacional de Cultura do PT, bem como a Secretaria Estadual de Cultura do PT-SP manifestam seu total apoio à ELT, projeto de grande importância para todos os artistas e produtores culturais, mas em especial para aqueles que passaram pela escola e puderam aplicar em sua vida prática o conteúdo ali adquirido e construído coletivamente. Apoiamos sua permanência e seu constante aperfeiçoamento, para que seja respeitado e valorizado esse enorme patrimônio cultural de todos nós.
São Paulo, em 01 de outubro de 2013.
Edmilson Souza – Secretário Nacional de Cultura do PT
Tadeu de Souza – Secretário Estadual de Cultura do PT-SP