Nota sobre as eleições legislativas na Venezuela
Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, 6 de dezembro, que constituíram mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele…
Publicado em
Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, 6 de dezembro, que constituíram mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele país ao longo das duas últimas décadas.
As eleições foram realizadas pelo governo constitucional, apesar da grave crise provocada pela pandemia de Covid-19 e pelo bloqueio comercial, financeiro e diplomático ao país, bem como as ameaças militares por parte do governo dos Estados Unidos da América e de vassalos como Jair Bolsonaro.
O processo eleitoral foi uma resposta democrática a esta política de bloqueio, que visa a atingir o governo, mas tem como grande vítima o povo venezuelano, gravemente prejudicado em seu acesso a alimentos, medicamentos e outros direitos. Foi também uma resposta aos golpistas dentro e fora do país que conspiram contra um governo legitimamente eleito.
O Partido dos Trabalhadores saúda a vontade popular expressa nas urnas pela população e felicita o “Gran Polo Democrático” pelo triunfo eleitoral e a maioria parlamentar alcançada. Seguiremos defendendo o processo de transformação iniciado há mais de duas décadas por Hugo Chávez.
Enviamos todo nosso apoio e solidariedade ao povo venezuelano na luta contra o imperialismo, o bloqueio e as ameaças militares, em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina e Caribe.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional
Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais
07 de dezembro de 2020.