O PT apoia Evo Morales e repudia o “lawfare” na Bolívia
O Partido dos Trabalhadores (PT) apoia a candidatura de Evo Morales ao Senado na Bolívia e condena o uso de mecanismos jurídicos para interferir na política, conhecido como “lawfare”, contra…
Publicado em
O Partido dos Trabalhadores (PT) apoia a candidatura de Evo Morales ao Senado na Bolívia e condena o uso de mecanismos jurídicos para interferir na política, conhecido como “lawfare”, contra ele e seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS).
A impugnação pela justiça boliviana da candidatura de Evo, sob a alegação de que ele não reside no local por onde pretende se candidatar, é um argumento falho que ignora completamente o risco a sua integridade física após o golpe que sofreu no ano passado.
Além deste fraco argumento, não há qualquer outro motivo legal para que não possa se candidatar.
As atuais autoridades do país perseguem abertamente Evo e seu partido, MAS, não escondendo o medo com sua possível volta ao poder e a retomada de uma política voltada para o combate à pobreza e à desigualdade.
A direita e a elite econômica local não aceitam o sucesso de seus governos anteriores, quando a Bolívia experimentou um grande desenvolvimento econômico e social, e tentam impedir o direito do povo boliviano de escolher democraticamente seus representantes.
Em face disto, chamamos as autoridades judiciais bolivianas a anular todas as acusações e condenações contra Evo Morales e o MAS, garantindo seu amplo e irrestrito direito ao exercício político.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional
Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais
8 de setembro de 2020