Oração, organização e compromisso com o povo: delegação evangélica se reúne no 17º Encontro Nacional do PT

Encontro também teve como objetivo fortalecer os Núcleos Evangélicos do PT (NEPT) nos estados, organizar a participação evangélica no Plebiscito Popular e impulsionar ações já existentes

Arquivo pessoal

Delegação evangélica reunida durante o 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília/DF

O Setorial Inter-religioso do PT reuniu delegados e delegadas evangélicas presentes no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores para um momento de oração, espiritualidade e articulação política. A pastora Mônica, do Rio de Janeiro, transferiu uma oração pedindo paz para o Brasil, proteção para o presidente Lula e justiça para o povo. “O inimigo do Brasil está no norte”, afirmou, clamando contra o tarifaço, a favor da tributação dos super-ricos e da isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais.

O encontro também teve como objetivo fortalecer os Núcleos Evangélicos do PT (NEPT) nos estados, organizar a participação evangélica no Plebiscito Popular e compartilhar ações já existentes, como o Movimento Jesus pela Libertação, que distribuiu o jornal Esperança Viva — uma iniciativa do Movimento Jesus Libertador, com atuação em Nova Iguaçu e Maricá (RJ).

Teve destaque ainda a companheira Gisella Marques, evangélica, que foi candidata ao governo do Mato Grosso do Sul pelo PT e é referência na organização do Movimento Evangélicos pelo Estado de Direito naquele estado. Uma experiência vitoriosa que reúne centenas de companheiros e companheiras evangélicas comprometidas com a democracia e a justiça social.

Ferreirinha — coordenador do Movimento Jesus Libertador e um dos articuladores do movimento evangélico no PT — defendeu que o partido desenvolva formas mais eficazes de comunicação com o público evangélico. Ele distribuiu aos delegados e delegadas o jornal Esperança Viva, que se consolidou como um importante meio de divulgação de ações externas ao campo evangélico progressista no Rio de Janeiro.

Também participaram do encontro: Thais Gonçalves, do Movimento Brasil Laico (CE); Iranildes Valentina (GO); Francy Azevedo (AM), do progresso nacional do NEPT; e Danissa, pesquisadora e doutoranda chilena, que está no Brasil estudando o crescimento do movimento evangélico progressista.

Para Gutierres Barbosa, coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT, que também fez uma intervenção no encontro, é fundamental que o partido fortaleça e reconheça cada vez mais o papel do setorial, dos núcleos evangélicos, dos movimentos de fé e política, articulando os diversos campos do progressismo religioso no país. Segundo ele, é preciso afirmar que o Estado brasileiro é laico, mas reconhecer e valorizar a pluralidade de expressões religiosas presentes em nosso povo. Essa caminhada deve promover a cultura de paz, o diálogo inter-religioso e a defesa incondicional do povo brasileiro e da soberania nacional

Gutierres Barbosa – Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT e vice-presidente da Igreja Batista Nazareth em Salvador na Bahia

PT Cast