Parti de Gauche: Lula, o candidato indispensável do povo contra a oligarquia!

Confira a nota, disponível em português e francês

Na quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre, os três juízes do Tribunal Regional Federal acabaram de dar o veredicto do acórdão na segunda instância do ex-presidente Luis Inácio da Silva. Em conformidade com a primeira sentença, Lula acaba de ser condenado por unanimidade a uma pena aumentada em três anos, de 9 a 12 anos.

Os juízes não trouxeram novos elementos para o julgamento e, como denunciado pela defesa de Lula, ainda não possuem provas concretas para provar sua culpa. É com base nessa certeza que Lula apelará para a autoridade superior do Supremo Tribunal Federal.

Em apoio ao principal líder político na história política da América Latina, o Partido da Esquerda denuncia este julgamento arbitrário em que os juristas internacionais de todos os lados notaram graves irregularidades processuais, como o uso indevido de delações premiadas para obtenção de provas, a comprovada conivência entre os juízes da primeira e segunda instância, a execução de um julgamento de forma inusitadamente acelerada, ou ainda uma incompatibilidade entre o objeto da acusação contra Lula e os fatos que a sentença tentou demonstrar. Essa negação de justiça, como o golpe institucional de Temer, teria sido impossível sem o apoio tácito dos Estados Unidos da América, que de Honduras à Argentina retoma seus antigos hábitos de ingerência nos assuntos internos dos países da América Latina.

Assim que a sentença foi pronunciada, todos os líderes políticos de esquerda se pronunciaram em apoio ao líder. Lula goza de uma ótima base popular e continuará sua campanha assim mesmo. Apenas uma possível condenação pela justiça eleitoral a partir de agosto, uma vez lançada a campanha eleitoral, poderia impedir Lula de defender o único projeto político capaz de acabar com a destruição do Estado de Direito cometida pelo governo Temer desde o golpe de estado de 2016.

Desde ontem, centenas de milhares de pessoas se mobilizaram em Porto Alegre e em outras cidades. No Rio, a sede da empresa de TV Globo está ocupada há dois dias em denúncia da cobertura mediática parcial realizada pelo grupo mediático mais poderoso do país. A prova é que, desde 10 horas da manhã, uma hora após o início do julgamento e muito antes da conclusão da sentença do primeiro juiz, outro grupo de televisão privado, a Bandeirantes, já havia vazado a informação da condenação por unanimidade. É inaceitável que um Estado democrático como o Brasil tenha uma justiça tão influenciável e arbitrária.

O Partido da Esquerda continua esperançoso de que a ira popular irá dobrar os juízes corruptos nas ruas e permitirá eleições verdadeiramente democráticas no Brasil.

Florence Poznanski, representante para o Brasil no Comitê Internacional do Partido de Esquerda.
Djordje Kuzmanovic, Secretário Nacional do Partido da Esquerda, Internacional e Defesa.

Ce mercredi 24 janvier, à Porto Alegre, les trois juges du tribunal régional fédéral viennent de rendre le verdict du jugement en deuxième instance de l’ancien Président Luis Inácio da Silva. Confortant la première sentence, Lula vient d’être condamné à l’unanimité à une peine augmentée de trois ans, passant de 9 à 12 ans.

Les juges n’ont apporté aucun nouvel élément au jugement et, comme le dénonce la défense de Lula, n’ont toujours pas de preuves concrètes pour démontrer sa culpabilité. C’est sur la base de cette certitude que Lula ira en appel à l’instance supérieure du Suprême Tribunal Fédéral.

En soutien au principal leader politique de l’histoire politique de l’Amérique Latine, le Parti de Gauche dénonce ce procès arbitraire au sujet duquel des juristes internationaux de tous bords ont relevé de graves irrégularités de procédures comme l’utilisation inappropriée des aveux récompensés pour l’obtention de preuves, la connivence avérée entre les juges de la première et deuxième instance, la réalisation d’un procès de manière inhabituellement accélérée on encore l’incompatibilité entre l’objet de l’accusation contre Lula et les faits que la sentence a cherché à démontrer. Ce déni de justice, comme le coup d’Etat institutionnel de Temer, aurait été impossible sans le soutien tacite des États-Unis d’Amérique qui du Honduras à l’Argentine reprennent leurs vieilles habitudes d’ingérence dans les affaires intérieures des États d’Amérique Latine.

À peine la sentence prononcée, l’ensemble des leaders politiques de gauche se sont prononcés en soutien au leader. Lula bénéficie d’une grande assise populaire et continuera sa campagne de plus belle. Seule une éventuelle condamnation par la justice électorale à partir du mois d’août, une fois la campagne électorale lancée pourrait empêcher Lula de défendre le seul projet politique capable de mettre fin à la destruction de l’Etat de droit engagé par le gouvernement Temer depuis le coup d’Etat de 2016.

Depuis hier des centaines de milliers de personnes se sont mobilisées à Porto Alegre et dans d’autres villes. À Rio, le siège de l’entreprise de télévision Globo est occupé depuis deux jours en dénonciation de la couverture médiatique partiale réalisée par le groupe médiatique le plus puissant du pays. La preuve en est que dès 10h du matin, une heure après le début du jugement et bien avent la conclusion de la sentence du premier juge, un autre groupe privé de télévision, Bandeirantes, avait déjà fuité l’information de la condamnation à l’unanimité. Il est inacceptable qu’un Etat démocratique comme le Brésil possède une Justice aussi influençable et arbitraire.

Le Parti de Gauche garde l’espoir que la colère populaire fera plier dans la rue les juges corrompus et permettra la tenue d’élections réellement démocratiques au Brésil.

Florence Poznanski, référente pour le Brésil à la commission internationale du Parti de Gauche.
Djordje Kuzmanovic, Secrétaire national du Parti de Gauche, international et défense.

Disponível em: https://www.lepartidegauche.fr/lula-lindispensable-candidat-du-peuple-contre-loligarchie/