PT de São Bernardo e Macro ABCDMRR lançam 113 Comitês Populares de Luta

Decisão de abrir os Comitês em São Bernardo do Campo foi tomada na última quinta-feira (10) em reunião de dirigentes do PT de SBC e a Macro ABCDMRR

Comitês Populares de Luta

Criados no início de 2022, os Comitês Populares de Luta surgem como uma forma de organizar a militância na base e possibilitar o fortalecimento do campo progressista.

Através dos Comitês, a militância poderá não só se comunicar mais facilmente com a direção nacional como também mobilizar sua comunidade, levantando temas importantes e combatendo as fakes news durante o processo eleitoral e fora dele também.

O objetivo é criar, ainda no primeiro semestre, 5 mil Comitês Populares de Luta, que poderão ser organizados em torno de um espaço físico ou até mesmo através de um aparelho celular.

Seguindo essa diretriz do partido, o presidente do PT de São Bernardo do Campo, Cleiton Leite Coutinho, junto com o coordenador da Macro ABCDMRR, Brás Marinho e uma comissão dentro do PT, decidiram criar 113 Comitês Populares de Luta só na cidade de São Bernardo.

Segundo Coutinho, a militância está se mobilizando em torno dos Comitês, que já começam a se expandir para regiões além de São Bernardo. “São muitas pessoas que já conhecem o território, trabalhando de forma voluntária, fazendo com que mais pessoas cheguem”, disse Coutinho.

Com participação ativa na criação dos Comitês em SBC, a socióloga, dirigente estadual do PT e Coordenadora dos Comitês Populares de Luta de São Bernardo, Rozane Maria de Sena (Zaninha) ressalta a importância da criação dos Comitês como uma ferramenta para a mobilização das bases.

A MACRO PT ABCDMRR, coordenada por Brás Marinho, é composta por sete cidades (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já começaram a organização para a criação de novos Comitês nas cidades.

Lançamento dia 20 de março

No dia 20 de março, será realizada a Plenária de lançamento dos Comitês em São Bernardo, com a presença de Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT, Cleiton Coutinho, presidente do PT de São Bernardo, Luiz Marinho Presidente do PT Paulista, o coordenador nacional dos Comitês de Populares de Luta, Paulo Okamotto, a dirigente do PT Paulista e Coordenadora dos Comitês Populares de Luta de São Bernardo, Rozane Sena (Zaninha), o deputado federal Vicentinho, os deputados estaduais Barba e Luis Fernando e toda a militância.

Da Redação / Comitê Popular de |Luta