Setorial Nacional de Segurança Pública do PT cria Núcleo de Defesa Civil
“O Brasil está passando por eventos climáticos nunca registrados nos quatro cantos do país e, no final disso, a população pobre é sempre aquela que mais sofre as consequências”
Publicado em
O Setorial Nacional de Segurança Pública do PT estende toda sua solidariedade ao povo gaúcho em meio à maior tragédia humana e climática que o estado do Rio Grande do Sul está enfrentando.
O Brasil está passando por eventos climáticos nunca registrados nos quatro cantos do país e, no final disso, a população pobre é sempre aquela que mais sofre as consequências, tanto por eventos climáticos extremos, ou desastres naturais, como por falha humana, a exemplo do rompimento de barragens como o que aconteceu em Brumadinho, vitimando milhares de pessoas bem como o meio ambiente. Entretanto, para dar continuidade ao atendimento da população ou mesmo para mitigar os riscos é necessário que tenhamos uma estrutura bem organizada junto à Defesa Civil e sua gestão.
Desta forma, o Setorial Nacional de Segurança Pública do PT vem a público anunciar a criação do Núcleo de Defesa Civil, para que possamos auxiliar o maior partido de esquerda da América Latina na construção de programas de Gestão de Riscos e Desastres, bem como promover a ampliação do debate da pauta da ligada a Defesa Civil.
Eventos como o Furacão Catarina, que atingiu a região de Santa Catarina em 2004,ampliaram ainda mais o alerta com relação aos desastres naturais; Catarina foi um furação de magnitude 2 e, o que poucas pessoas sabem é que o Brasil é o segundo pais com maior incidência de tornados, encontrando-se na região chamada Corredor de Tornados da América do Sul, corredor esse que só perde para a incidência do Corredor de Tornados Norte-Americano. Os estados brasileiros que estão no corredor de tornados da América Latina são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, região sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O estado de São Paulo é o estado com maior incidência de tornados, contudo, tivemos as tragédias das chuvas no Rio de Janeiro e, que ocorrem todo o ano, as enchentes em Minas Gerais no ano de 2021, onde 435 municípios decretaram estado de emergência, as enchentes na Bahia em 2022 sendo que 165 municípios entraram em estado de emergência, as secas no Amazonas que afetou mais de 630 mil pessoas, atingindo até a fluidez do Rio Negro em sua medição histórica em 102 anos.
Temos também a ocorrência da Seca no Nordeste, haja visto que em 2023, atingiu a média mais alta nos últimos 40 anos, enfim, todos os estados brasileiros estão expostos a desastres de todo o tipo.
Desde o golpe de 2016, com o avanço do fascismo no Brasil em 2018 até sua derrota nas urnas em 2022, o país mergulhou num lamaçal de negacionismo em relação à saúde, meio ambiente e na falta de investimento na gestão de desastres.
O Setorial de Segurança Pública do maior partido de esquerda da América Latina mais uma vez avança contra o negacionismo fascista e se coloca à disposição para enfrentar mais essa luta.
Venham participar do Núcleo de Defesa Civil.
Toda nossa solidariedade ao povo gaúcho, estamos juntos nessa luta pela vida.
Brasília, 06 de maio de 2024.
Setorial Nacional de Segurança Pública do PT