VI ENPTEX, em Madrid, reuniu Núcleos do PT da Europa, América Latina, Ásia e Oceania
Evento debateu a conjuntura nacional, os desafios que enfrenta o atual governo Lula e propostas voltadas para os brasileiros que residem no exterior
Publicado em
Nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2023, ocorreu em Madrid o VI ENPTEX – Encontro dos Núcleos e Petistas no Exterior.
Sob a organização do Núcleo de Madrid participou do encontro os núcleos de Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Barcelona, Bolonha, Boston, China, Galícia, Irlanda, Japão, Lisboa, Londres, Paris, Roma e Valência.
O encontro teve como objetivo ouvir a companheirada e fazer um diagnóstico da situação dos núcleos no exterior, que são instâncias partidárias que representam os filiados petistas fora do país.
Vários representantes políticos e sindicais do Brasil e da Espanha participaram do evento de forma presencial e virtual. Entre eles, Gleisi Hoffmann (Presidente do PT), Romênio Pereira (Secretário de Relações Internacionais do PT), Paulo Okamoto (Presidente da Fundação Perseu Abramo), Hana Jalloul (Secretária de Política Internacional e Cooperação ao Desenvolvimento do PSOE), Fran Pérez ( Responsável de Política Internacional de Esquerda Unida), Alberto Ibáñez Mezquita (COMPROMIS VALENCIA-Frente Parlamentária SUMAR, membro do Congresso dos Deputados de Espanha), Willy Meyer (ex-deputado do euro pela Esquerda Unida), Félix Ovejero (Secretário Internacional de Cooperação de Comissões Obreiras), Jesús Gallego (Secretário internacional da UGT), Antônio Lisboa (Secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores-CUT)
Nenhum encontro foi derrotado na conjuntura nacional, os desafios que o atual governo Lula enfrenta e propostas externas para os brasileiros que residem no exterior. A conjuntura atual internacional, multipolaridade, conflitos internacionais, crescimento da extrema direita e crise climática. Também debatemos o papel e a organização dos núcleos do partido no exterior e sua relevância na defesa dos direitos dos brasileiros emigrantes e da democracia brasileira.
O encontro fechou com um emocionante espetáculo de artistas brasileiros/os, com dança, poesia, MPB e muito samba.
Núcleo PT Madrid