BNDES torna públicos dados de contratos no Brasil e no exterior
Entre as informações disponíveis estão as condições financeiras, incluindo taxas de juros e prazos dos créditos, e os tipos de garantia oferecidas em seus contratos
Publicado em
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a divulgar, por meio do site BNDES Transparente, as condições financeiras, incluindo taxas de juros e prazos dos créditos, e os tipos de garantia oferecidas em seus contratos. De acordo com a instituição, os dados serão disponibilizados em complemento aos demais que já eram divulgados como valor do contrato, nome do beneficiário, localização geográfica e descrição do projeto.
Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a abertura dos dados é um “grande passo”, em termos de transparência.
“Prestação de contas e transparência são compromissos com a sociedade brasileira”, garantiu.
“O BNDES, a partir das iniciativas que já estão no ar, torna-se a instituição financeira mais transparente dentro de todos os seus pares, se compararmos com bancos de desenvolvimento e bancos oficiais de exportação no mundo inteiro”, disse Coutinho, em coletiva de imprensa.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, reforçou a importância da contribuição do BNDES com a sociedade brasileira.
“Como ministro, considerando a contribuição que podemos oferecer para ampliar esse processo, desclassificamos [como secretos] documentos que traduziam interpretação mais restritiva para informações que estão registradas, particularmente sobre operações de Cuba e Angola”, explicou o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto.
“O BNDES é um banco. Acho que podemos oferecer informações ampliadas para que esse processo de transparência possa resultar em um ganho para a sociedade”, completou.
Da Redação da Agência PT de Notícias