Brasil da Mudança mostra política ambiental de Lula e Dilma

Brasil reduziu desmatamento da Amazônia em 79% e promoveu desenvolvimento econômico nos últimos 12 anos

Nos 12 anos de governo do PT, ao mesmo tempo que o País conseguiu preservar melhor sua fauna e flora, foi capaz de oferecer alternativas econômicas às populações que vivem em locais que precisar ser preservados e promover o desenvolvimento econômico, com a construção de hidrelétricas e outras obras de infraestrutura. As políticas que nortearam essas ações são tema do novo capítulo do site O Brasil da Mudança.

O Meio Ambiente tem sido uma área de extrema importância durante os mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

A produção de energias limpas e renováveis (como o álcool/etanol e a energia eólica) é uma das grandes apostas dos governos de Lula e Dilma. De 2006 a 2013, a energia gerada pelo vento cresceu 829% no Brasil. Outras já conhecidas, como a hidrelétrica, geram cada vez menos impactos ambientais. As usinas construídas mais recentemente, como Santo Antonio e Jirau (no rio Madeira, em Rondônia) e Belo Monte (no rio Xingu, Pará), adotam a tecnologia fio d’água, com reservatório reduzido, que significa menos áreas inundadas.

Amazônia – A partir de 2005, a taxa de desmatamento da Amazônia começou a cair e não parou mais, como mostra a pesquisa de imagens de satélite (http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2011.htm). Desde aquele ano, o Brasil já conseguiu reduzir em 79% a devastação da floresta, aliando a fiscalização intensa ao oferecimento de incentivos e alternativas econômicas às populações locais. Desse maneira, foi possível impedir o comércio da madeira retirada e estimular atividades que não causam danos ao meio ambiente.

Diversos programas foram implementados para incentivar as populações locais a preservar a fauna e flora. A Operação Arco Verde Terra Legal, por exemplo, levou alternativas sustentáveis a 43 municípios da Amazônia que respondiam, em 2009, por 53% do desmatamento na região. Foram investidos R$ 317 milhões no financiamento de atividades de agricultura e pecuária. Com isso, houve uma redução de 23% no desmatamento nesses municípios.

Fiscalização – Também é necessário coibir a ação de quem lucra com a destruição. Iniciada em 2008, a Operação Arco de Fogo tem foco no combate ao desmatamento e à violência, por meio de ações de segurança pública. A operação é conduzida pela Polícia Federal em conjunto com Ibama e Força Nacional de Segurança Pública, envolvendo cerca de 300 agentes. Apenas na cidade de Tailândia, no Pará, a Arco de Fogo resultou em mais de R$ 23 milhões aplicados em multas e 23 mil metros cúbicos de madeira apreendida.

Conheça melhor essas e outras ações federais no campo do Meio Ambiente nos últimos 12 anos no site O Brasil da Mudança: www.brasildamudanca.com.br/meio-ambiente

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast