Brasil é destino promissor de turismo de negócios
Segundo o levantamento, turistas que viajam a negócios ou para participar de eventos gastam mais que os demais
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Pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), encomendada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que turistas de negócios e eventos gastam em média US$ 330,00 por dia no Brasil, enquanto os visitantes internacionais a lazer gastam US$ 74,00.
Segundo o presidente da Embratur, Vicente Neto 38,6% dos entrevistados pretendem voltar em no máximo dois anos, 74% têm uma imagem positiva do País e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro.
“Essa base quantitativa é muito importante para a Embratur”, destacou Vicente Neto.
Entre abril e setembro foram entrevistadas 1.726 pessoas em 19 eventos internacionais realizados nas cinco regiões do País. Deles, 67,2% visitaram o Brasil pela primeira vez e 60,4% dos que já aqui já estiveram, foi por motivo de negócios e eventos. Hospedaram-se em hoteis, 88,4%, e 50,3% acharam o custo da hospedagem regular e 34,9%, alto.
Segundo Vicente Neto, 97,4% dos participantes dos eventos têm nível superior e 41,9% têm renda superior a US$ 4 mil. Para 64,4% dos entrevistados, o evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar. Além disso, 65% dos participantes buscaram colher informações sobre serviços e produtos turísticos.
“São turistas capazes de retornar aos seus países com boas informações sobre o Brasil e até despertar o desejo de conhecer outros destinos brasileiros”, ressaltou Vicente Neto.
As cidades mais visitadas pelos turistas estrangeiros de negócios e eventos são: Rio de Janeiro (33,4%), São Paulo (16,4%), Manaus (6%), Foz do Iguaçu (5,8%), Belém (4,4%), Salvador (4,3%).
O valor estimado do gasto realizado por esse total de 4,9 mil visitantes internacionais, nos 19 eventos, foi de US$ 11.5 milhões. O gasto total médio por pessoa, considerando a permanência média de 7 pernoites no Brasil, foi de US$ 2.170,14
“A pesquisa mostra a importância do Turismo de Negócios e Eventos como política eficaz de promoção do Brasil no exterior” disse Vicente Neto.
Por Guilherme Ferreira, para a Agência PT de Notícias.