Brasil pretende aumentar exportação de carnes para a China

Em visita ao Brasil, o vice-primeiro ministro da China, Wang Yang, disse que pretende ampliar relações bilaterais com o mercado brasileiro

Vice-presidente Michel Temer e o vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, durante declaração à imprensa na 4ª reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O vice-primeiro-ministro da China, Wang Yang, anunciou nesta sexta-feira (26) a intenção do país de ampliar a importação de produtos brasileiros. A declaração foi feita à imprensa após reunião com o vice-presidente Michel Temer e autoridades brasileiras no Itamaraty.

Segundo Temer, o Brasil aguarda autorização da China para aumentar as exportações de carne bovina, suína e frango para o país asiático. “Ressaltamos a expectativa com relação ao aumento do número de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar para a China e obtivemos compromisso de agilizar processo de habilitação desses novos frigoríficos”, anunciou.

O premiê chinês participa em Brasília da 4ª reunião do Comitê de Alto Nível de Coordenação e Cooperação China-Brasil (Cosban). O evento acontece a cada dois anos. São discutidos temas de cooperações nas áreas de comércio, investimentos, energia, infraestrutura, agricultura entre outras.

O Brasil tem a intenção de exportar mais produtos industriais de alto valor agregado para a China; e os chineses demostraram interesse em ampliar as compras de bens industrializados.

O governo brasileiro também pretende atrair investidores para com o lançamento do Programa de Investimentos em Logística, (PIL), que define investimentos para os setores de infraestrutura e outros para os próximos anos.

Antes deste encontro do Comitê, Wang Yang fez uma visita de cortesia à presidenta Dilma Rousseff, onde conversaram sobre agendas bilaterais.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias