Brasil terá quase uma Belo Monte de energia renovável

Governo investe em energia renovável partir da biomassa, da eólica e da solar

O Brasil terá, muito em breve, capacidade energética em fontes renováveis equivalente a uma usina de Belo Monte. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a geração de energia por biomassa já existe. A capacidade eólica será alcançada em 2015 e, a solar, dentro de dois a três anos. Para tanto, ele ressaltou a necessidade da expansão da cadeia produtiva das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).

O País tem grande potencial de produção de energia elétrica derivada da cana-de-açúcar. Produzida a partir do bagaço, que representa 30% da cana moída, é possível gerar, aproximadamente, 4 mil MW, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Contudo, apesar da privilegiada condição geográfica para captar a energia solar, o Brasil ocupa a décima posição entre os maiores produtores do mundo e gera 2MW. Os Estados Unidos, por exemplo, está no hemisfério – onde a incidência da luz solar é menor -, porém é o terceiro maior produtor mundial, com geração de 6 GW.

Para se ter uma ideia, o Brasil tem o potencial de gerar 1650 a 2400 kWh/m²/dia, embora pouco mais de duas mil residências brasileiras sejam abastecidas por essa energia solar. Na Alemanha são oito milhões e o país tem um potencial que varia entre 900 a 1250 kWh/m²/dia.

Eólica – O governo brasileiro investe em energia eólica e passou do 15º lugar, em 2013, para 10º, em 2014, Até o fim anos, ocupará o sétimo lugar, com cerca de 200 parques eólicos e vai superar, com  5 GW, a Alemanha, que tem 3,2 GW de capacidade instalada.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

PT Cast