Café PT: Beatriz Lourenço destaca ações para fortalecer a presença de pessoas negras na política

Integrante da Coalizão Negra por Direitos afirmou que, mesmo com os avanços obtidos, é necessário manter o monitoramento e a pressão “para que as mudanças necessárias ocorram”

Reprodução/Café PT

Beatriz: "A cada eleição, vemos mais candidatos negros e mais apoio da sociedade"

Nesta segunda-feira (22), o programa Café PT, da TvPT, recebeu Beatriz Lourenço, integrante da Coalizão Negra por Direitos, para uma conversa sobre a importância do incentivo e apoio a candidatos negros e negras nas eleições de 2024. Beatriz trouxe reflexões profundas sobre a participação da população preta nos espaços públicos e os desafios enfrentados.

Beatriz Lourenço explicou sobre a missão da Coalizão Negra, que é uma articulação de 294 movimentos negros brasileiros, criada em 2019 com o objetivo de organizar uma agenda unificada para os movimentos negros.

“Desde o seu nascimento, a Coalizão discute nossa presença e a qualidade dela nos espaços de poder, desde os parlamentos ao executivo”, disse Beatriz.

Leia mais: PT vota a favor da cota de 30% do fundo partidário para candidaturas de pessoas pretas e pardas

Obstáculos nos espaços públicos

Beatriz destacou que os principais obstáculos para a ocupação de espaços públicos pelos negros estão enraizados na estrutura do país. “O Estado brasileiro é racista, consolidado a partir do genocídio e exploração do nosso povo. A sociedade é racista, e enquanto não enfrentarmos esse problema, não conseguiremos superá-lo”, afirmou.

A ativista também discutiu a relação entre a política de extrema direita e o racismo, ressaltando que o crescimento da extrema direita agrava a situação da população negra.

“Quando a extrema direita passa a ter mais votos na sociedade brasileira, a vida da nossa população piora. A ausência de democracia é um reflexo disso”, explicou.

Manifesto quilombo

Beatriz lembrou do manifesto lançado pela Coalizão em 2021, que defendia a ideia de que “enquanto houver racismo, não haverá democracia”. Esse manifesto foi um precursor do Manifesto Quilombo nos Parlamentos, de 2022, que propunha a radicalização da democracia brasileira ao incluir negros, pobres e mulheres nos espaços de poder.

“Precisamos mudar a fotografia do poder, que ainda é branca. Incluir a população negra é a única novidade possível para melhorar a vida do nosso povo”, enfatizou.

Leia mais: Reginete defende aprovação de PL que criminaliza ações preconceituosas de policiais

Ações para as eleições de 2024

Sobre as ações para as eleições deste ano, Beatriz explicou que a Coalizão segue com um trabalho intenso de organização e conscientização.

“Temos presença em todos os estados do Brasil, e trabalhamos para que nosso manifesto e prioridades cheguem aos candidatos. Esperamos que eles assumam o compromisso de defender nossas prioridades se eleitos”, concluiu.

Beatriz destacou ainda a importância de apoiar candidatos e candidatas negras, e garantir que eles tenham visibilidade e voz durante a campanha.

“A representação importa. Precisamos de candidatos que entendam as necessidades da população negra e estejam comprometidos com a luta contra o racismo e a desigualdade. Queremos ver mais negros nos espaços de poder, trazendo perspectivas que são frequentemente ignoradas”, disse.

Ela também mencionou as dificuldades que candidatos e candidatas enfrentam, como a falta de financiamento e apoio político. “Muitos dos nossos candidatos não têm os mesmos recursos que outros candidatos. Por isso, é crucial que a Coalizão e outros movimentos sociais ofereçam suporte, seja através de capacitação, financiamento ou visibilidade”, completou Beatriz.

Compromisso com a agenda da Coalizão

Ao ser questionada sobre o que espera dos candidatos eleitos, Beatriz foi enfática:

“Queremos que os candidatos eleitos sejam verdadeiros representantes da nossa agenda. Eles precisam estar comprometidos com a promoção da igualdade racial, a luta contra a violência policial, a melhoria das condições de vida nas periferias e a garantia de direitos básicos como saúde, educação e moradia”.

Ela reiterou que a Coalizão Negra por Direitos continuará vigilante e ativa, cobrando dos eleitos o cumprimento de suas promessas e a implementação de políticas públicas que favoreçam a população negra. “Nosso trabalho não termina com a eleição. Continuaremos monitorando e pressionando para que as mudanças necessárias ocorram”, afirmou Beatriz.

Expectativas para o futuro

Beatriz Lourenço encerrou a entrevista com uma mensagem de esperança e determinação. “Estamos em um momento crucial da nossa história. A luta contra o racismo e pela inclusão da população negra nos espaços de poder é longa, mas estamos avançando. A cada eleição, vemos mais candidatos negros e mais apoio da sociedade. Estamos no caminho certo, mas precisamos continuar unidos e determinados”, concluiu.

Antes de finalizar o programa, Beatriz fez um convite especial aos espectadores.

“Quero convidar todo mundo que está assistindo a gente, que está acompanhando essa conversa, a acessar o site da Coalizão Negra por Direitos, que é coalizaonegrapordireitos.org.br. Lá, vocês vão encontrar nosso manifesto, os eventos da coalizão, nossos posicionamentos e também poderão se comunicar com a gente. É um espaço para trocarmos ideias, propostas e até mesmo denúncias de casos como o não cumprimento de cotas eleitorais. Estamos construindo diversas ferramentas no âmbito do Quilombo dos Parlamentos para promover o debate público com a sociedade. Este é um convite, e estamos muito felizes de realizar a segunda edição do Quilombo”, disse Beatriz.