Câmara: sessão solene exalta a promoção da tolerância e da paz

De iniciativa do deputado Vicentinho, solenidade desta terça-feira (20) se transformou em um ato contra todas as formas de discriminação e preconceito. Evento contou com a participação do presidente do Conselho Global da Tolerância e da Paz (GCTP), Ahmed Bin Mohammad Al-Jarwan

Thiago Coelho

Ativistas e parlamentares estrangeiros e brasileiros participaram da sessão solene em homenagem à tolerância e a paz

Centenas de lideranças comunitárias, ativistas e parlamentares estrangeiros e brasileiros participaram nesta terça-feira (20), no plenário da Câmara dos Deputados, da sessão solene em homenagem à tolerância e a paz. De iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), que também presidiu o encontro, a solenidade se transformou em um ato contra todas as formas de discriminação e preconceito, além da defesa do diálogo como forma de vencer os conflitos existentes na humanidade. A sessão solene contou ainda com a participação do presidente do Conselho Global da Tolerância e da Paz (GCTP), Ahmed Bin Mohammad Al-Jarwan, e de vários membros do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz (IPTP).

Após a apresentação do Grupo de Capoeira Filhos de Ghandi e de um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pelas organizações internacionais convidadas para o evento, Vicentinho destacou que, mais do que tolerância, o respeito deve triunfar nas relações pessoais e políticas como forma de se obter a paz no País.

“Todos nós queremos ser respeitados. A palavra tolerância é boa, mas para quem é vítima, o ideal é ser respeitado”, disse o deputado. Ainda durante seu discurso, Vicentinho ressaltou que para se obter a Paz, é necessário também que toda a humanidade tenha uma vida digna.

“A paz se conquista acabando com a fome, toda e qualquer forma de preconceito e com a violência. Ou seja, é preciso garantir para todos e todas as conquistas do bem viver, para vivermos a vida em abundância, como já disse um grande pacifista, Jesus Cristo”, destacou Vicentinho.

O petista, que também é membro do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz (IPTP), ressaltou que tem atuado na Câmara dos Deputados na defesa dos valores exaltados durante a sessão solene. O petista destacou que em prol do respeito às religiões de matriz africana, por exemplo, foi autor dos projetos que deram origem as Lei do Dia Nacional da Umbanda (15 de Novembro) e do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé (21 de Março).

Ele citou ainda que luta pela aprovação do projeto de sua autoria que cria o Dia Nacional da Comunidade Muçulmana (24 de Janeiro). A proposta espera votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Outras manifestações

Após agradecer o deputado Vicentinho pela realização da sessão solene, o presidente do Conselho Global da Tolerância e da Paz, Ahmed Bin Mohammad Al-Jarwan, ressaltou durante seu discurso o esforço do Brasil, sob o governo do presidente Lula, em promover a paz no planeta. Ele lembrou, por exemplo, a posição do Brasil atualmente na defesa da criação do Estado Palestino e contra os ataques à população civil da Faixa de Gaza pelas Forças de Ocupação Israelenses.

“Segundo dados da ONU, o ano de 2024 foi o maior em número de ataques a civis e contra hospitais, escolas, instalações geradoras de energia, de distribuição de água e estoques de alimentos. Com isso, levando milhares de pessoas a morrerem de fome ou de doenças. Essas desgraças e tragédias ocorrem principalmente com o povo palestino, que teve seu território praticamente arrasado”, lembrou.

Religiões pela paz

O líder global também condenou qualquer tipo de intolerância religiosa. Segundo ele, pela influência que exerce sobre grande parte da população mundial, as religiões devem promover a conciliação entre os povos. “O papel dos líderes religiosos é importante para a promoção da tolerância e a paz, diante da importância das religiões na sociedade e na vida das pessoas”, ressaltou.

Vários líderes religiosos presentes à sessão solene também discursaram contra o preconceito e a favor da paz. Entre eles, a Ialorixá Mãe Áurea (representante das religiões de matriz africana); Frei Jorge (representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); e Ahmed Saif (Centro de Divulgação do Islã para a América Latina).

Também discursaram em defesa da tolerância e da paz o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa; a representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Romi Bencke; além membros do Parlamento Internacional para a Tolerância e a PAZ de países como Portugal, Colômbia, Argentina e Cuba.

A sessão solene foi encerrada com a apresentação do grupo de Congada São Benedito, de Mogi das Cruzes (SP).

Após a Sessão Solene, o presidente do Conselho Global da Tolerância e da Paz (GCTP), Ahmed Bin Mohammad Al-Jarwan, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Assista a íntegra da coletiva:

Do PT Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast