Cerca de 30 mil inscritos no Prouni têm mais de 40 anos

Nos últimos dez anos, 45 mil bolsistas tinham mais de 40 anos. É o caso do estudante de Direito do DF, Absalon Pereira

absalo2

Absalon Pereira, 52 anos, cursa Direito numa faculdade particular do DF graças ao programa do governo: “O ProUni não é só pra jovem, não”

Na última edição do Programa Universidade para Todos (ProUni), concluída no início deste mês, cerca de 30 mil dos 650 mil inscritos tinha 40 anos ou mais. O programa, costumeiramente associado a jovens, mantém em todas as suas edições uma média de aproximadamente 4,5% dos inscritos nesta faixa etária. Até idosos fazem parte deste grupo. Nesta edição, do total de candidatos a uma bolsa universitária, 555 tinha mais de 60 anos.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas de baixa renda que sonhavam em ter uma formação universitária receberam auxílio do programa nos últimos 10 anos. Destes, aproximadamente 45 mil tinham mais de 40 anos. As únicas exigências para participar do ProUni são que o candidato tenha renda familiar baixa e tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O auxílio governamental paga a metade ou integralmente o valor dos cursos em faculdades conveniadas para estudantes, de acordo com a renda familiar de cada um deles.

Vida nova – Um desses casos é o do estudante de direito Absalon Pereira Alves, 53, que há cinco ganhou uma bolsa de estudos integral na Universidade Católica de Brasília (UCB). “O ProUni não é só pra jovem, não. Se não fosse o que o programa me deu, não sei o que seria da minha vida”, afirma Absalon.

Antes de ganhar a bolsa, o hoje quase advogado chegou a morar nas ruas. “Depois de muito correr da polícia, resolvi defender aqueles que não tem quem interceda por eles”, afirma.

O estudante foi aprovado no ProUni em 2009, após três tentativas consecutivas. Antes de decidir se tornar advogado, Absalon não tinha nem o ensino fundamental completo. Ele completou os estudos pelo Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e estudou até ser aprovado.

“O ProUni modificou muita coisa na minha vida”, diz Absalo, que pretende adquirir um automóvel com o dinheiro ganho nos estágios.

“Se não tivesse feito faculdade, Deus me livre, poderia ter virado um bandido. Talvez não estava nem vivo”, conta.

Os aprovados na primeira chamada da última edição do programa têm até terça-feira (24) para concluir a matrícula na faculdade. A segunda chamada para as vagas que ficarem em aberto está prevista para 4 de junho.

Uma nova edição do ProUni deve ser realizada em janeiro do ano que vem. Conheça os critérios de renda e a documentação necessária para participar.

 

Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias.

PT Cast