Chegou a cartilha do PT sobre Tarifa Zero: saiba como implementar em sua cidade!

Bandeira do partido, documento servirá de modelo para que os candidatos nas eleições municipais defendam mais uma política petista construída para beneficiar o povo brasileiro

Tarifa zero: conceito moderno e popular de construção de cidadania

Instrumento de dinamização das economias locais, a Tarifa Zero é mais uma bandeira do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para melhorar a vida povo brasileiro. Política defendida pelo secretário de Comunicação do PT e deputado federal Jilmar Tatto (SP) desde os tempos em que ele foi secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, a Tarifa Zero agora ganha um reforço de peso para as candidaturas da legenda nos municípios do país: a publicação Tarifa Zero: Embarque nessa ideia com o PT.

Acesse a cartilha Tarifa Zero: Embarque nessa ideia com o PT clicando aqui.

O projeto, cuja premissa é a oferta de transporte público, gratuito e universal à população nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), servirá como modelo para que os candidatos do partido defendam, nestas eleições municipais, mais uma política de gestão pública construída para beneficiar o povo brasileiro.

Leia maisBoulos e Marta priorizam tarifa zero no transporte, fim das filas no SUS e redução do abismo social em SP

O documento, além de detalhar o conceito e o histórico da Tarifa Zero no país, aponta as razões pelas quais sua implementação traz múltiplos impactos positivos na economia ao colocar o cidadão em primeiro lugar.

Conheça o site da Tarifa Zero clicando aqui.

“Mais do que garantir a locomoção para todas as pessoas, a Tarifa Zero proporciona que cidadãs e cidadãos possam acessar à plenitude de serviços e espaços públicos e privados, que, por uma questão econômica, não estão acessíveis”, destaca um trecho da publicação.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

“A Constituição Federal de 1988 traz um rol de direitos sociais que devem ser garantidos pelo poder público como: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte etc”, diz o texto da cartilha. “Contudo, é possível afirmar que, no que tange à questão do transporte, a oferta de ações por parte da União, estados e municípios estão aquém das necessidades da população”, justifica.

Resolvendo o problema da mobilidade

A cartilha explica ainda como o sistema de Tarifa Zero ajuda a equacionar um dos maiores gargalos da vida moderna, tanto nas grandes cidades quanto em municípios de pequeno e médio porte: a mobilidade urbana. O alto número de veículos circulando, além de previsíveis quadros de congestionamento no trânsito, também contribui para a poluição atmosférica, visto que a maioria dos veículos não possuem motores capazes de garantir uma baixa emissão de gases.

O documento também demonstra como a Tarifa Zero ajuda a melhorar a eficiência do serviço de transporte oferecido no país. “Através de critérios de gestão bem estabelecidos, em que o modelo de remuneração dos prestadores de serviços estejam atrelados à pontualidade, previsibilidade, idade da frota, quantidade de veículos disponíveis e trajetos adequados à necessidade das pessoas, todos saem ganhando”, ressalta o documento

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Pioneirismo do PT na implementação do sistema

A publicação recupera os primórdios da Tarifa Zero no Brasil, citando o primeiro município a ter o serviço, justamente em um governo do PT. “A primeira cidade a instituir Tarifa Zero integral no transporte no Brasil foi Conchas, no interior paulista, pelo então prefeito Paulo Nunes de Almeida, do PT”, informa a cartilha.

“Internamente, formas de democratizar o acesso ao transporte público já eram discutidas nos 3º, 4º e 6º Encontros Nacionais do PT na primeira metade dos anos de 1980”, revela a publicação petista. “Em Julho de 2023, a Resolução Nacional sobre as eleições 2024 determinou a Tarifa Zero como uma bandeira do partido”.