Cidades do ABC Paulista aderem à mobilização pró-Dilma dia 16

Prefeitos e metalúrgicos da região se unem em defesa da manutenção da presidenta e conquistas trabalhistas

Foto: Edu Guimarães/SMABC

A adesão de 200 lideranças sociais, sindicais e políticas metropolitanas à mobilização em defesa da presidenta Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment foi aprovada em reunião plenária na última quinta-feira (10).

Com isso, a “Frente ABC contra o golpe” passou o fim de semana, desde a noite de sexta-feira (11), em vigília e debates sobre a conjuntura, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

É aguardada, ao final da vigília, que uma carta aberta à sociedade faça a defesa da democracia e do mandato da presidenta. As lideranças prometem “forte participação” no ato em favor da sua permanência, agendado para quarta-feira (16), na Avenida Paulista.

A mobilização do dia 16 de dezembro foi convocada e tem organização das principais centrais sindicais, frentes e movimentos sociais do País. Uma comissão de mobilização foi constituída também no ABC para definir as ações da região “contra o golpe, em defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma Rousseff”.

“Vamos criar uma onde anti-impedimento da Dilma”, conclamou o presidente do sindicato, Rafael Marques, conforme registro do portal noticioso paulistano “Rede Brasil Atual”.

Também o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), se posicionou por ampla articulação para manter conquistas trabalhistas nos governos petistas de Lula e Dilma.

“O que está em jogo é muito mais que o impeachment. O que está em jogo é o processo de transformação onde os mais pobres passaram a ser olhados como gente. As pessoas que desejam o impeachment querem voltar ao passado e dirigir apenas para a minoria”, assegurou Marinho.

“Nós temos a responsabilidade de defender o processo democrático. É pelo voto do povo que estamos transformando o Brasil e temos que res­peitar o voto.”, prosseguiu Marinho, com anuência do prefeito de Santo André, o também petista Carlos Grana.

“O Brasil não pode ficar nessa incerteza. É hora de somar e o ABC tem muito peso nas iniciativas que toma”, defendeu Grana.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias