Com adesão de Senador Canedo (GO), número de cidades com tarifa zero chega a 117

“A tarifa zero, uma vez implantada em nível nacional, será um marco de desenvolvimento e integração social”, diz o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), principal porta-voz dessa importante política pública

Divulgação

O PT adotou a tarifa zero como bandeira de luta e estratégia programática, com o objetivo de melhorar a vida do povo brasileiro

Com cerca de 120 mil habitantes, Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia (GO), é mais uma cidade que vai adotar a tarifa zero no transporte público, conforme anunciou o prefeito Fernando Pellozo. Agora, portanto, o alcance dessa importante política pública chega a um total de 117 cidades.

A tarifa zero é política pública que vem sendo adotada por prefeitos dos mais diversos partidos, em número cada vez maior de cidades do país. O PT, no entanto, adotou a medida como bandeira de luta, estratégia programática do partido, como projeto que visa a melhorar a vida do povo brasileiro. Para isso lançou cartilha sobre o tema, que orienta a militância e seus candidatos nas eleições deste ano.

Além da fundamentação da proposta da tarifa zero, a cartilha propõe que os candidatos petistas promovam um pacto com a população, em torno do projeto que apresenta. Em seu conteúdo a publicação explica sobre alternativas de financiamento, por meio de fontes como o vale-transporte, parcelas do IPVA e multas de trânsito, por exemplo.

Leia maisBoulos e Marta priorizam tarifa zero no transporte, fim das filas no SUS e redução do abismo social em SP

A publicação aborda, ainda, as diversas vantagens que trazem a implantação da tarifa zero. Entre elas a redução do número de carros em circulação e, por consequência, também da poluição, além do aumento da arrecadação tributária, visto que os recursos economizados pelas famílias serão direcionados para o consumo de produtos e serviços, que impulsionam as economias locais.

Porta-voz da tarifa zero

Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade na capital paulista nas gestões petistas da então prefeita Marta Suplicy e do prefeito Fernando Haddad, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) adotou a proposta de tarifa zero como um dos eixos prioritários de sua atuação parlamentar. Secretário nacional de Comunicação do PT, ele é, atualmente, o principal porta-voz dessa bandeira.

Além de apresentar Projeto de Lei que tramita no Congresso, Tatto articulou e coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero e viaja pelo Brasil para falar em defesa da necessidade de implantação da tarifa zero, como medida que beneficia o usuário do transporte coletivo e a população em geral, bem como as cidades, os estados e o país como um todo.

“A tarifa zero, uma vez implantada em nível nacional, será um marco de desenvolvimento e integração social”, diz o deputado. O parlamentar destaca, ainda, que “a Constituição Federal prevê direitos sociais que devem ser garantidos pelo poder público, e o transporte é um deles”. Para isso, “é preciso implantar um modelo de gratuidade universal nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, conclui Jilmar Tatto.

.