Com Lula, sindicalistas fazem ato em defesa da Petrobras

Trabalhadores, estudantes, artistas, intelectuais e movimentos sociais querem evitar desmoralização da estatal

REFILE - CLARIFYING CAPTION Brazil's former president Luiz Inacio Lula da Silva (C) gives the thumbs-up during a demonstration supporting both the exploration of the oil in the pre-salt layer on Brazil's offshore, as well as Brazil's Petrobras oil company, in Rio de Janeiro September 15, 2014. REUTERS/Sergio Moraes (BRAZIL - Tags: POLITICS ENERGY BUSINESS)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (24), de ato em defesa da Petrobras no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Central Única dos Trabalhadores e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), acontecerá na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no centro do Rio de Janeiro, a partir das 18h. Assista ao vivo aqui!

Além de Lula, participam do ato sindicalistas, representantes dos movimentos sociais, estudantes, artistas, advogados, jornalistas e intelectuais. Nomes como os dos escritores Eric Nepomuceno e Fernando Moraes, da jornalista Hildegard Angel, do cineasta Luiz Carlos Barreto, da filósofa Marilena Chauí e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, também estão confirmados pela organização.

O encontro pretende lançar, nacionalmente, uma campanha de resgate da imagem da Petrobras. O manifesto “Defender a Petrobras é defender o Brasil” está disponível na internet para adesões.

De acordo com o documento, os que dirigem esses ataques, por meio de notícias e ações políticas, são os mesmos que se opuseram à criação da Petrobras na década de 50. O documento também atribuiu os ataques aos “que tentaram privatizá-la e enfraquecê-la na década de 90 e se opuseram ferozmente a nova legislação do pré sal brasileiro”.

Da Redação da Agência PT de Notícias