Com virada em Cuiabá, Lúdio lidera disputa com 53,2% dos votos válidos, diz pesquisa

Se a eleição fosse hoje, Lúdio Cabral venceria com cerca de 20 mil votos a mais que o adversário bolsonarista, segundo o Instituto Percent; novas alianças políticas, parceria com Lula e propostas para o setor produtivo explicam a virada

Divulgação/Facebook

Na reta final, Lúdio assume a liderança com grandes chances de vence a eleição

O candidato do PT à prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, ultrapassou seu adversário, o deputado federal de extrema direita Abílio Brunini (PL-MT), conforme pesquisa de intenção de votos do Instituto Percent. O levantamento, divulgado na terça-feira (22), aponta que Lúdio tem 53,2% dos votos válidos, enquanto Abílio aparece com 46,8%. Considerando que Cuiabá é a capital de um dos estados mais bolsonaristas do país, o crescimento de Lúdio Cabral reflete o apoio do presidente Lula, a mobilização efetiva de sua base e as importantes alianças políticas e empresariais. As propostas, por sua vez, encontram ressonância entre os eleitores.

O levantamento do Instituto Percent foi realizado entre 19 e 21 de outubro. Lúdio à frente, com dianteira de cerca de 20 mil votos, indica mudança significativa na intenção de votos, considerando que Brunini havia terminado o primeiro turno em posição favorável.

Leia maisEm Porto Alegre, Gleisi e Maria do Rosário participam da caminhada do Mutirão da Vitória

O resultado da pesquisa, encomendada pela TV Cuiabá e pelo site O Documento, demonstra que Lúdio conseguiu conquistar a confiança dos eleitores. O candidato do PT tem centrado a campanha em propostas concretas para Cuiabá, priorizando o diálogo com a população e evitando a polarização política.

Rejeição a bolsonarista é maior

O Instituto Percent avaliou também o índice de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, Abílio, como ocorre desde o início da campanha, é o mais rejeitado, com 41%. Lúdio tem a recusa de 34,2% do eleitorado cuiabano.

A coleta presencial de dados contemplou 1,2 mil pessoas. A margem de erro é de 2,83%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob a inscrição MT-09106/2024.

Campanha cresce e demonstra força de Lúdio Cabral

Nesta reta final de campanha, o deputado estadual continua priorizando o diálogo direto com a população e ouvindo atentamente as necessidades dos cidadãos. Ele também tem ampliado alianças com diversos empresários de Cuiabá ligados ao comércio e à indústria, entre outros setores produtivos, buscando fortalecer a base.

Leia mais“ACM Neto está descontrolado e vai responder na Justiça”, afirma presidente do PT Bahia

A candidata a vice-prefeita, a jornalista Rafaela Fávaro (PSD), filha do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também tem desempenhado papel importante, costurando apoios significativos para a chapa.

Nesta última semana de campanha, Lúdio e Rafaela intensificaram reuniões com representantes de áreas estratégicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento sustentável de Cuiabá. Um dos projetos mais promissores é a implantação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na capital, com o objetivo de fomentar a produção em média e grande escala de hortifruti, beneficiando os municípios da Baixada Cuiabana.

Apoio de Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), esteve em Cuiabá neste fim de semana, onde se reuniu com empresários, representantes do setor produtivo e trabalhadores. Durante o encontro, ao lado de Lúdio, Alckmin destacou os impactos positivos que a Embrapa trará a Mato Grosso. “Para a produção de hortifruti, você não precisa ter uma fazenda de 1 mil alqueires. Em qualquer terreno, já é possível cultivar hortifruti e ajudar na renda das pessoas”, afirmou.

No encontro, ele também chamou a atenção para a possibilidade de industrialização da região. “Temos BNDES, Finep, Embrapa: são R$ 66 bilhões para gente inovar e poder avançar mais, uma indústria mais verde e sustentável”, explicou o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Já o candidato do PT destacou a importância de se construir caminhos para fortalecer a economia de Cuiabá em parceria com o governo federal: “precisamos acessar recursos e projetos que vão aquecer a economia e melhorar a vida da população de Cuiabá”.

Além dos investimentos nos setores produtivos, outro ponto central do plano de governo de Lúdio é a saúde. O deputado estadual é médico sanitarista e trabalha há 28 anos na saúde pública, atendendo nos postos de saúde dos bairros periféricos e em comunidades da capital e da região metropolitana. Durante a campanha, ele afirmou que quer ampliar de 111 para 312 as equipes de saúde da família, além de melhorar o atendimento na atenção primária em Cuiabá.

Hospital infantil e maternidade

Se eleito, Lúdio promete construir um hospital infantil, uma maternidade e contratar de equipes multidisciplinares de cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e profissionais de educação física. Ele também pretende reabrir as Policlínicas do Coxipó, Planalto e CPA, reformar a Policlínica do Pedra 90 e implantar uma nova estrutura na Zona Oeste da cidade.

“Agradeço o esforço da nossa militância e o apoio de todos que caminharam ao nosso lado nessa jornada”, reconheceu o candidato do PT. “Temos quatro dias pela frente para alcançar a vitória, sem descanso. Esses dias vão definir o futuro da nossa cidade nos próximos quatro anos. Vamos às ruas! Vamos conversar com os indecisos e conquistar o voto de colegas, familiares e amigos, em casa, no trabalho e nas redes sociais.”

Leia maisBoulos: “Podem apostar na mudança, eu me preparei para governar São Paulo”