Conselho aprova plano de desenvolvimento rural sustentável

Propostas aprovadas contemplam, em especial, as mulheres, os jovens e os povos e comunidades tradicionais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) aprovou a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), em sua 58ª reunião ordinária, na terça-feira (5).

As propostas aprovadas contemplam, em especial, as mulheres, os jovens e os povos e comunidades tradicionais.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, destacou que os planos nacional, estaduais e territoriais devem estar em coerência para que a implementação seja mais ágil e qualificada. “O plano nacional vai nortear os outros, já que cada estado, cada região tem seus anseios”, avaliou.

Os conselheiros também debateram a política de desenvolvimento territorial. “Fizemos uma avaliação sobre a nossa estratégia territorial e, sobretudo, o apontamentos dos rumos da nossa política territorial para o futuro, uma vez que agora temos como referência o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que nos indica metas claras de atuação”, explicou.

Juventude RuralOutro principal ponto discutido no encontro foi a aprovação das alterações do Regulamento Operativo do Fundo de Terra e da Reforma Agrária e do manual de operação das linhas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que permite aos herdeiros a negociação de imóveis rurais. “Esse aperfeiçoamento vai permitir que jovens da agricultura familiar possam adquirir a terra,mesmo quando ela vier de herança, ele vai poder comprar a parte do irmão, por exemplo”, salientou o secretário.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast