Conversa com o Presidente: “Brasil e demais países amazônicos estão fazendo história”, diz Lula
Presidente destacou a realização da Cúpula da Amazônia, após 14 anos sem se reunir, como “a coisa mais forte já feita em defesa da questão do clima”
Publicado em
Em seu programa semanal Conversa com o Presidente desta terça-feira (8), o presidente Lula afirmou que a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), é um marco na discussão sobre o clima. O programa é apresentado pelo jornalista Marcos Uchoa e transmitido pelo Canal Gov.
“A história da defesa da Amazônia e da floresta, da transição ecológica, vai ter dois momentos: antes e depois desse encontro. Porque esse encontro é a coisa mais forte já feita em defesa da questão do clima”, enfatizou o presidente.
“O Brasil e os demais países amazônicos estão fazendo história. Vamos ajudar a desenvolver a nossa região de forma sustentável. A Amazônia abriga milhões de pessoas, entre povos indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais. Nosso governo está empenhado na preservação ambiental, com cooperação entre as nações para combater o garimpo ilegal, o narcotráfico e o mercúrio que polui nossas águas”, completou.
O presidente Lula destacou durante o programa que mais de 27 mil pessoas participaram das discussões prévias ao encontro, incluindo representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
A Cúpula da Amazônia reúne países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 1978, mas que há 14 anos não realizava reuniões. A Cúpula é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, sendo que a OTCA forma o único bloco socioambiental da América Latina.
Além dos países-membros, também foram convidados para a cúpula a Guiana Francesa, que detém territórios amazônicos, Indonésia, República do Congo e República Democrática do Congo, países com grandes florestas tropicais.
“A ideia básica é a gente sair daqui preparado para, de forma unificada, todos os países que têm floresta terem uma posição comum nos Emirados Árabes durante a COP28 e mudar a discussão”, afirmou o presidente.
Da Redação, com Canal Gov