CPI da CBF elege presidente e relator

Comissão deve investigar ex-presidentes da confederação brasileira como Ricardo Teixeira e José Maria Marin

Foto: Agência Brasil

Foram eleitos nesta terça-feira (14) o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai investigar denúncias de irregularidades que podem incluir as obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O senador Romário (PSB) será o presidente e o posto da relatoria será ocupado pelo senador Romero Jucá (PMDB).

Romário disse que pretende investigar os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira, que está sendo investigado pela Polícia Federal, e José Maria Marin, preso desde maio na Suíça acusado pela Justiça norte-americana de ter recebido subornos em território norte-americano. O presidente da comissão deve pedir quebra de sigilo da CBF, de federações, clubes, dirigentes e presidentes. Segundo ele, este é o papel da CPI.

Antes de decidirem os cargos, o senador Romário havia expressado sua intenção de assumir a relatoria da CPI, porém destacou a importância de ocupar a presidência da comissão.

O senador disse que realizada de maneira séria a CPI pode modernizar o futebol brasileiro. Romário reconheceu a importância da presidência de uma comissão e, principalmente da CPI do futebol. “O mais importante é que eu estou 100% preparado para encabeçar uma mudança definitiva no nosso futebol”, garantiu.

A próxima reunião da comissão está marcada para depois do recesso parlamentar, no dia 4 de agosto. No entanto, Romário e Jucá discutirão o plano de trabalho da comissão na próxima quarta-feira (15) para começar o planejamento.

Da Redação da Agência PT de Notícias