CPI da Sabesp já tem relator e vice-presidente

Primeira audiência vai ouvir especialistas em saneamento básico

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar as irregularidades no contrato da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a Prefeitura da capital começa a ouvir na próxima semana consultores especializados em saneamento básico.

Na sessão desta quarta-feira (3), foram oficializados os nomes dos vereadores Nelo Rodolfo (PMDB) e o Ari Friedenbach (PROS) para ocuparem os cargos de relator e vice-presidente, respectivamente. O vereador Nabil Bonduki (PT) substitui o lugar de Paulo Reis na comissão.

No próximo dia 10, estarão presentes na Câmara Municipal o mestre em Ciências Jurídico-Políticas Wladimir Antônio Ribeiro e o consultor especializado em concessões, regulação e concorrência, Lucas Navarro Prado.

Os membros da comissão já têm em mãos o contrato entre a Prefeitura e a Sabesp, assinado em 2010, e vão aproveitar a presença dos consultores para sanar algumas dúvidas e colher informações sobre os contratos de empresas de saneamento com outras prefeituras.

Na agenda de audiências, está prevista ainda a participação de autoridades e representantes dos órgãos estaduais reguladores. Foram convidados para comparecer ao plenário no dia 17 deste mês os secretários municipais de Governo e da Habitação, Francisco Macena e José Floriano de Azevedo.

No mesmo dia, a presidenta da Sabesp, Dilma Pena, e o presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), José Luiz Lima de Olivera, devem ser ouvidos para dar explicações sobre os indícios de descumprimento do contrato da concessionária no fornecimento de água e saneamento de esgoto na cidade.

Ainda na reunião de hoje, foi encaminhado à Sabesp um pedido para que sejam apresentadas as planilhas da primeira revisão de tarifas do atual contrato, feita em 2011.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

PT Cast