Cresce número de trabalhadores por “conta própria”
Quase 900 mil desempregados optaram por atividades por conta própria e ajudaram a manter taxa de ocupação em alta no primeiro trimestre 2015
Publicado em
O Brasil possui 21,7 milhões de trabalhadores “por conta própria”, dos quais 868 mil passaram a essa condição entre março do ano passado e março de 2015. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado este mês.
O resultado indica, conforme reportagem do jornal “Estado de S. Paulo”, publicada neste domingo (17), que esse tipo de ocupação é um “arranjo” das pessoas desempregadas para substituir a fonte de renda tradicional, no mercado formal de trabalho.
O contingente de pessoas que adotaram o trabalho por conta própria nos 12 meses analisados evitou que o desemprego aumentasse no país, segundo o pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Zylberstajn, citado pela reportagem.
“Se todas as pessoas que optaram pelos serviços por conta própria estivessem procurando emprego, a taxa (de desemprego) iria para 9,2%”, estima Zylberstajn.
Esses empreendedores contribuíram, segundo a reportagem, “para que o saldo da população ocupada no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014 continuasse positiva – cresceu 0,8%, para 92 milhões de pessoas”.
Da Redação da Agência PT de Notícias