Curso dissemina tecnologia social para comunidades da Amazônia
Primeiro módulo da capacitação aborda o abastecimento de água a partir de sistemas com energia solar
Publicado em
Gestores públicos, comunitários e estudantes participaram da primeira edição do Curso de Implementação de Tecnologias Sociais, realizado pelo Instituto Mamirauá, no domingo (17), onde foi apresentado o primeiro módulo voltado para o abastecimento de água a partir de sistemas com energia solar.
João Paulo Borges Pedro, pesquisador sanitarista do instituto e um dos ministrantes do curso, conta que a ideia do curso surgiu “por uma demanda” após quase 15 anos de experiência, divulgando as tecnologias sociais implementadas nas reservas Mamirauá e Amanã. “Neste curso pretendemos disseminar a tecnologia dos sistemas de abastecimento de água com energia solar, para que ele possa ser adotado como um modelo de abastecimento de água para comunidades rurais, no Amazonas.”
A capacitação abordará seis grandes temas em aulas teóricas e práticas desenvolvidas na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM). Uma dessas atividades envolveu a construção básica do sistema de abastecimento. As atividades em campo foram pensadas para que os participantes conheçam o sistema em funcionamento e vejam o seu processo de filtragem.
Instituto – O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI. Seu primeiro diretor geral foi o primatólogo José Márcio Ayres.
Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.474.000 ha. Por intermédio de convênios com o governo do Estado do Amazonas, a organização apoia a gestão destas reservas.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil