Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social
Deputada federal disputa para ser a 1ª prefeita petista da história da cidade mineira, com plano que inclui aumento do auxílio-alimentação dos professores, de vagas em creches, além de apoio aos empreendedores e mais segurança
Publicado em
Dandara Tonantzin é uma figura promissora na política de Minas Gerais. Com apenas 30 anos, a deputada federal já se destaca como vice-líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados. Ela entra na disputa para ser a primeira prefeita petista na história de Uberlândia – a segunda maior cidade de Minas Gerais, com cerca de 713 mil habitantes. Sua candidatura significa não apenas uma oportunidade histórica para o PT, mas também um avanço na representação jovem e feminina na política local.
Com muita energia e determinação, Dandara Tonantzin tem mantido uma agenda intensa de campanha em Uberlândia. Ela tem visitado diversos bairros, feiras e comunidades, realizando caminhadas e reuniões para ouvir a população e apresentar suas propostas. Além disso, tem participado ativamente de debates em rádio e TV, onde expõe suas ideias e soluções para os desafios da cidade.
Na sabatina da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) na segunda-feira (16), Dandara Tonantzin – que também é coordenadora da região sudeste da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, apresentou suas propostas focadas na economia e no empreendedorismo. Ela destacou a importância de criar um ambiente favorável para os negócios, visando o desenvolvimento econômico da cidade. Nesse aspecto, uma das propostas prioritárias do seu plano de governo, é criar uma central de apoio ao empreendedor para agilizar a emissão de alvarás e licenças e facilitar o acesso ao crédito.
Leia mais: Em Guarulhos, Alencar quer resgatar legado do PT e fazer a cidade avançar
Já no debate promovido pela Rádio Itatiaia/TV Vitoriosa na terça-feira (17), Dandara Tonantzin teve a oportunidade de expor amplamente suas propostas para diversas áreas que precisam de melhorias, como a educação, umas das áreas mais sensíveis em seu plano de governo.
Dandara é graduada em pedagogia e mestra em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e foi relatora da Nova Lei de Cotas no Brasil. Ela também foi eleita a melhor deputada do Brasil na área da Educação pelo Prêmio Congresso em Foco e, como candidata à Prefeitura de Uberlândia, defende a importância de uma educação mais inclusiva e emancipadora, com iniciativas para escolas de tempo integral e creches para todas as crianças.
Nesta quarta-feira (18), Dandara Tonantzin visitou o bairro Industrial de Uberlândia, realizando uma caminhada e panfletagem na feira e nos comércios locais. A ação teve como objetivo ouvir os moradores e apresentar suas propostas diretamente à comunidade.
Nesta quinta-feira (19), Dandara Tonantzin participará de uma importante atividade com a direção do Conselho Municipal do Direito das Mulheres. Este encontro será uma oportunidade para discutir questões relevantes sobre a promoção da igualdade de gênero e os direitos das mulheres em Uberlândia. Dandara reforçará seu compromisso em implementar políticas públicas que visem garantir a segurança, a inclusão e a valorização das mulheres na sociedade.
No sábado (20), Dandara Tonantzin realizará uma atividade voltada para a juventude de Uberlândia. Durante esse encontro, ela buscará dialogar com os jovens sobre suas demandas e preocupações, ouvindo suas ideias e sugestões. Dandara também apresentará como seu plano de governo pode atender a essas necessidades, abordando temas como educação, emprego, segurança e inclusão social.
As 5 principais propostas de Dandara
UDI fácil: A proposta é criar uma central de apoio ao empreendedor para facilitar e agilizar a emissão de alvarás e licenças para abertura de novos negócios. Além disso, facilitar o acesso ao crédito para estimular a produtividade e fomentar o desenvolvimento econômico em Uberlândia.
Saúde tem pressa: Priorizar a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para garantir que emergências médicas sejam atendidas rapidamente, aumentando a eficiência do sistema de saúde. Além disso, ampliar as equipes de Saúde da Família, aumentando a prevenção para garantir que mais comunidades tenham acesso a cuidados médicos regulares e acompanhamento contínuo.
Cidade segura: A proposta visa fortalecer a segurança pública em Uberlândia por meio de iniciativas inovadoras, como a criação da Guarda Municipal Humanizada. A instalação de um sistema inteligente de câmeras e alertas de disparos e implementação de parcerias estratégicas com o Ministério da Justiça e o Estado também são iniciativas presentes no plano de governo da candidata.
Criança em 1º lugar: As propostas de Dandara para a área da educação em Uberlândia incluem escola de tempo integral; creche para todas as crianças; programa Merenda Saudável e ações para valorizar os professores com um aumento no auxílio alimentação para R$ 1.000.
Busão bom e barato: As propostas de Dandara para a mobilidade urbana incluem a implementação de tarifa zero aos domingos e feriados; a criação de novas linhas de ônibus; investir na modernização da frota de ônibus, garantindo veículos confortáveis e adaptados para pessoas com deficiência; criar linhas de ônibus que funcionem durante a madrugada e implementar paradas de ônibus que ofereçam mais segurança para as mulheres.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação