De motorista de Lula em 1989 à liderança do PT na Câmara: histórias de luta

Deputado Pedro Uczai relembra sua caminhada no partido, quando dirigiu para Lula. Função do PT é transformar vidas com a defesa de políticas públicas, diz ele

Divulgação

Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai, com Presidente Lula

Da juventude vivida no município de Descanso, em Santa Catarina, à liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, a trajetória de Pedro Uczai se confunde com a história do PT. Professor universitário, militante histórico e dirigente partidário, o parlamentar fala da alegria de hoje estar à frente da bancada na Câmara Federal.

“Essa coerência, essa ética, esses princípios norteadores do nosso partido, devem ser sempre resgatados para a gente não ficar gostando do poder ou querendo se reproduzir no poder. Então, como professor universitário, que fui o motorista do presidente Lula em 1989, eu já estava emocionado, eu já estava feliz. Hoje, como líder da bancada do Partido do Presidente Lula, que orgulho, como um menino que nasceu lá na cidade de Descanso, que foi quase padre, estar vivendo essa experiência, contribuindo com a mudança desse país!”

Politicas públicas têm DNA Petista

Segundo deputado federal mais votado de Santa Catarina nas eleições de 2022, Uczai cumpre seu quarto mandato federal. Antes, foi deputado estadual e prefeito de Chapecó, sempre pelo PT. No Legislativo federal, tem como pauta prioritária ações na educação, incluindo a relatoria do programa Pé-de-Meia e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Para o parlamentar, essas políticas públicas carregam a marca das gestões petistas.

“Educação tem a marca do Partido dos Trabalhadores: institutos federais, Fies, Prouni, agora o Programa Pé-de-Meia. E, na saúde, o SUS, principalmente para quem mais precisa. O PT vai continuar transformando o Brasil em um país mais justo, mais igual, mais solidário, reduzindo a desigualdade social e construindo relações mais igualitárias entre homens e mulheres, sem feminicídio e sem violência”, declara.

Os desafios para 2026

De olho no cenário eleitoral de 2026, Uczai alerta para a necessidade de reforçar a base parlamentar alinhada ao projeto político do partido,  ampliando as bancadas no senado, na câmara dos deputados e nas assembleias legislativas estaduais para garantir a continuidade das políticas públicas. O deputado também ressalta a projeção do presidente Lula e do PT no cenário latino-americano e atribui à mobilização popular o protagonismo das mudanças políticas recentes no país.

“O povo, de forma generosa e solidária, elege um operário, o maior sindicalista da América Latina, em 2002, reelege em 2006, coloca na agenda a participação das mulheres e elege uma presidenta em 2010, reelegendo-a em 2014. No meio do caminho, há golpe, há prisão. E o brasileiro novamente diz: volta, presidente Lula. Volta Partido dos Trabalhadores a governar este país”, conclui.

Assista ao depoimento no Canal do PT no YouTube:

 

Tópicos: