Diálogo na Câmara alcança novo patamar, avalia Guimarães
Para deputado José Guimarães (PT-CE), negociações entre governo e oposição avançaram nas duas últimas semanas e evitaram que parlamentares partissem para o “tudo ou nada”
Publicado em
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), fez um balanço positivo das negociações com a oposição nas duas últimas semanas. “O clima mudou e um novo ciclo se abriu de 15 dias para cá”, destacou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27).
O parlamentar atribui a mudança ao diálogo com o Brasil, liderado pela presidenta Dilma Rousseff. “São duas semanas vitoriosas do ponto de vista da pauta que negociamos. Nós aprovamos e pavimentamos o caminho para a aprovação”, disse.
Guimarães citou as conversas para a aprovação da correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como a primeira a aliviar as tensões políticas. “Introduzimos um forte diálogo com a oposição, que tem sido um elemento diferenciador da negociação política envolvendo o governo”, ressaltou.
Houve o debate para o aprimoramento do decreto que cria o Mais Especialidades, que reuniu, além dos parlamentares da base e da oposição, entidades médicas e o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172, o líder informou que houve um “relevante compromisso da Casa, dos parlamentares, de não onerar nem estados, municípios e a União”.
A PEC impede a União de transferir prestação de serviços a estados e municípios sem que haja repasse de verba para o financiamento e deve ser votada em segundo turno na próxima terça-feira (1º).
O líder adiantou que as negociações para um acordo sobre mudanças no Supersimples estão avançadas.
Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias