Dilma chega à Itália e se encontra com presidente e primeiro-ministro
Presidenta participa da Expo Milão e se reúne com o presidente da FAO, José Graziano
Publicado em
Após participar da Cúpula os Brics, na Rússia, a presidenta Dilma Rousseff desembarcou em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (10), em visita oficial ao país. A chefe de Estado brasileira foi recebida pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, com quem almoçou, na residência oficial italiana, o Palazzo Quirinale.
Mais tarde, os chefes de Estado se reuniram com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, os principais temas dos encontros são o comércio bilateral, investimentos, defesa, educação e fortalecimento das parcerias voltadas para pequenas e médias empresas.
Assuntos de interesse mundial, como as negociações sobre mudanças climáticas e os desafios à segurança e à paz internacional também serão aprofundados.
Segundo o Itamaraty, a Itália está entre os dez principais parceiros comerciais e entre os dez que mais investem no Brasil. Mais de 1,2 mil empresas italianas possuem instalações no Brasil.
Entre 2008 a 2014, o comércio bilateral cresceu de US$ 9,38 bilhões para US$ 10,33 bi, o que representa mais de 10%.
Integram a comitiva brasileira os ministros de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, da Defesa, Jaques Wagner, de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
FAO – A presidenta também se encontrou com o presidente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano, na Embaixada do Brasil.
Em sua conta no Twitter, José Graziano informou que trataram sobre projetos e iniciativas conjuntas da FAO e do Brasil.
No fim do dia, Dilma segue para Milão, onde visitará o pavilhão do Brasil na Expo Milão, no sábado. O tema deste ano é “Alimentar o Planeta – Energia para a Vida”. O pavilhão brasileiro vai divulgar a capacidade tecnológica do Brasil voltada para a produção de alimentos e desenvolvimento sustentável.
Da Redação da Agência PT de Notícias