Dilma defende criminalizar homofobia

Presidenta declarou ser favorável a punir todos os tipos de preconceito

A presidenta Dilma Rousseff reafirmou o apoio ao projeto de Lei que prevê a criminalização da homofobia no país (PLC 122/2006), durante a sabatina do jornal o Globo realizada nessa sexta-feira (12). “Em um País onde se tem uma das mais importantes democracia do mundo, essa criminalização é absolutamente necessária. Assim como foi necessário criminalizar a violência contra o negro e contra a mulher”, disse.

A questão está em pauta devido à dois crimes recentes. A morte de João Antonio Donati, de 18 anos. Nesta quarta-feira(10) ele foi encontrado morto em uma região de Goiânia, com plásticos dentro de sua boca. Donati era homossexual. A polícia suspeita de crime de homofobia.

E peritos gaúchos encontraram restos de uma garrafa com vestígios de gasolina entre os destroços do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, de Santana de Livramento (RS), parcialmente destruído por um incêndio na madrugada de quinta-feira (11). O local será sede, no sábado (13), do casamento coletivo de 28 casais heterossexuais e um homossexual. A polícia também trabalha com a hipótese de crime de ódio.

O Grupo Gay da Bahia, que há 30 anos coleta dados sobre homofobia no país, identificou que 320 pessoas LGBT foram assassinadas no Brasil em 2012. Segundo relatório, em 2013 houve 313 assassinatos de LGBT – um homicídio a cada 28 horas, em média.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias