Dilma defende imparcialidade dos julgamentos e respeito aos fatos

Em seu discurso de abertura do 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, a presidenta também saiu em defesa da liberdade de expressão

Presidenta Dilma no Congresso Brasileiro de Radiodifusão (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff saiu em defesa, na terça-feira (6), durante o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, da imparcialidade dos julgamentos, do direito de defesa e do respeito aos fatos.

“Somos o país que tem tradição de viver em paz com seus vizinhos. Mas vivemos um tempo em que é necessário defender, diante do que se vê internacionalmente e mesmo, infelizmente, no nosso país, a cada momento as melhores qualidades das democracias sólidas e modernas: o direito ao contraditório, o equilíbrio na defesa de ideias, respeito à imparcialidade nos julgamentos, respeito ao factual”, afirmou a presidenta.

“Em um momento de acentuadas divergências, são fundamentais os exemplos de serenidade, respeito às diferenças e busca de um ambiente mais ameno e amigável no país. É imperativo que cada espaço público de divulgação de ideias seja espaço nobre de respeito à verdade e à pluralidade de opiniões”, completou Dilma.

Além disso, ela reforçou ter o compromisso “inarredável” com a liberdade de expressão. “Liberdade de expressão, como princípio, exige que todos nós possamos defender nossos interesses, cada qual à sua maneira, e defender seus projetos sem qualquer censura do Estado, sem qualquer censura de qualquer tipo e sem qualquer restrição, também, de natureza econômica”, enfatizou Dilma.

A presidenta acrescentou que a defesa da “imparcialidade” e demais aspectos da “democracia” deve ser feita por toda a sociedade.

“Essa é uma tarefa de todos: governantes, políticos, acadêmicos, formadores de opinião, jornalistas, dirigentes dos meios de comunicação, cidadãos e cidadãs”, disse.

A presidenta defendeu a radiodifusão como um espaço público de divulgação de ideias e informações com apreço pela verdade, que representa a pluralidade de opiniões.

“Nós temos uma tarefa extraordinária diante de nós: fazer com que essa época de impressionante democratização, do acesso à informação, seja também uma época de crescimento do respeito ao outro e de valorização da diversidade”, acrescentou.

TV Digital – A transição da TV analógica para a digital foi destacada por Dilma como o principal desafio do governo no setor de radiodifusão.

“Vamos buscar uma forma que seja a mais adequada à situação política, econômica e social do País”, disse.

O objetivo é garantir que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a receber o sinal digital, além de instalar o novo sistema de transmissão de TV em todas as 11 mil geradoras e retransmissoras em todo o Brasil.

“Podem ter certeza de que, para nós, é fundamental que essa transição seja a menos problemática possível”, afirmou.

A presidenta lembrou que, olhando a situação de desigualdade social que ainda existe no Brasil, destinou conversores gratuitos às famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Queríamos que 14 milhões de famílias tivessem acesso a esse serviço público”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias