Dilma ressalta aumento do crédito rural na CNA

Aos agricultores, presidenta relembrou aumento da produtividade do setor agrícola e aumento do crédito

A presidenta Dilma Rousseff listou, nesta quarta-feira (06), em sabatina na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as conquistas do agronegócio brasileiro nos últimos 12 anos.

Ela comparou a safra de 2001/2002, quando foram produzidas 100 milhões de toneladas de grãos no Brasil, à safra de 2014/2015, que tem expectativa de 200 milhões de toneladas

“Esses números representam, sem dúvida, um salto de produtividade de mais de 40%, decorrente de parceria do governo federal com agricultores”, explicou a presidenta.

Além disso, Dilma relembrou o aumento do crédito concedido pelo Plano Safra. Em 2003, o governo federal destinava R$ 20,5 bilhões para a produção do agronegócio brasileiro, com juros que variavam entre 8,75% e 11,95%. No atual Plano Safra, o governo federal destinou R$ 156 bilhões de reais, o que representa crescimento de 259% do crédito para o agronegócio.

“Eu coordenei pessoalmente as reuniões para elaboração dos planos safras desde 2011. Quero também reconhecer que houve diálogo proveitoso com a CNA participa desses processos de forma decisiva pro governo”, destacou a presidenta.

 

Logística – Aos produtores, Dilma defendeu a integração de logística para redução nos custos de transporte do agronegócio brasileiro. Ela afirmou que o agronegócio precisa desta integração e de diferentes modais.

“Não só é crucial e estratégico ampliar a infraestrutura fluvial para ampliar a estratégia de redução de custos”, explicou.
Como exemplo da estratégia, a presidenta citou a construção do Intermodal de Rondonópolis, do Terminal Portuário de Vila do Conde e Miritituba, e a Ferrovia Norte-Sul.
“Quanto mais integrada for  a logística e quanto menores forem os custos, os acessos aos mercados da Ásia, Estados Unidos e Europa se tornam mais favorecidos para nós”, destacou a presidenta.
Anater – A presidenta afirmou considerar transformadora e revolucionária a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2013. “A Anater permite que as novas e melhores práticas cheguem a cada produtor rapidamente”, disse Dilma.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast