Verdade vai vencer “cara de pau”, diz Dilma em Recife

Oposição vende recessão como se fosse solução, disse Dilma no comício em comunidade que foi transformada de palafita a orla durante os governos do PT

Durante comício em Pernambuco, na noite de quinta-feira (4), a presidente Dilma Rousseff declarou que nunca desistiu do Brasil, mesmo quando foi presa e torturada, no período da ditadura. “Podem dizer o que quiserem de nós, mas nós não mudamos de lado. Nós mudamos este País!” – disse ela ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No evento, Dilma alertou o povo brasileiro sobre as falsas promessas dos ‘caras de pau’. “Não podemos aceitar aqueles que negociam o emprego e o salário numa política sem sustentação, dizerem que é isso que vai recuperar o Brasil”.

A pedido de Lula, o comício foi realizado em um local que representa a mudança construída nos três governos do PT. Antes, eram apenas palafitas, casas que ficavam em cima da maré sustentadas por madeiras, em um cenário de extrema pobreza. Hoje a comunidade de Brasília Teimosa é uma bela orla. Restaurantes, ciclovia, faixa de areia e um calçadão fazem parte de uma das mais importantes obras do governo petista em Pernambuco, a Avenida Brasília “Formosa”.

Maria José, moradora de Brasília Teimosa a 50 anos, contou como era a situação das palafitas antes das obras iniciadas no governo Lula. “Era feio, muito lixo e tinham as palafitas em uma péssima situação”.Após a retirada das palafitas, a moradora disse ainda que abriu um pequeno comércio na localidade.

Vestidos dos personagens populares, Mateus e Katirina, o produtor cultural Melqui Silva e a estudante Liandra Gonçalves, vieram da cidade de Olinda para demonstrar todo seu apoio a presidenta Dilma. “Eu acredito que Pernambuco vai mais longe com Lula e Dilma. Não só pernambuco, como o Brasil inteiro precisa dar continuidade a esse crescimento que nós estamos vivendo há 12 anos” cravou Silva.

O estudante secundarista, Lucas Oliveira, trouxe uma linda tela com uma foto de Lula estampada. A empatia do ex-presidente com os pernambucanos foi ressaltada pelo jovem. “Meu pai vem me ensinando desde pequeno as propostas que o PT tem para o Brasil”.

14956416299_2bd3ca3abf_z

“Oportunidade não cai do céu, tem que ter vontade política”, disse Dilma à multidão

Dilma – A presidenta ainda destacou que nesta eleição, novamente, a verdade vai vencer a mentira e a desinformação.

O compromisso do governo Dilma com os que acreditam que é possível fazer mais e melhor também foi reafirmado. “Aqui estão aqueles que não aceitaram a receita antiga que quebrou o nosso País três vezes diante da crise, que era reduzir salários, aumentar tributos e dar tarifaços. Esta é receita do fundo monetário do passado Mas, diante da crise nós não aceitamos esta receita”, disse a primeira mulher presidenta do Brasil.

Segunda a Dilma, o esforço do seu governo cria oportunidades para que o povo seja bem sucedido. “Oportunidade não cai do céu, tem que ter vontade política. A nossa vontade é que esse País de 200 milhões de brasileiros seja cada vez mais próspero”. E conclui: “A prioridade maior do nosso caminho é a educação, que permite que a gente aposte na inovação, ciência e tecnologia”.

Lula – Em sua fala, o ex-presidente Lula destacou que os governos do PT e aliados incluíram a população mais necessitada dentro do orçamento da União, estados e municípios. “O povo pobre deste País não era levado em conta na hora de fazer o orçamento. Tinha dinheiro para tudo menos para o pobre. Os políticos esqueciam do pobre, mas nós invertemos esta ordem. O quinhãozinho maior tem que ser dado para as pessoas mais necessitadas”.

Lula lembra que nestes 12 anos de governo foram feitos investimentos essenciais para que os mais pobres pudessem prosperar. Dilma e Lula foram presidentes que mais investiram em educação técnica e superior em toda a história do Brasil. E o atual governo foi o primeiro a levar estudantes das classes mais pobres para estudar no exterior.

“O Brasil foi descoberto em 1500, e a primeira universidade só surgiu 430 anos depois. Isso é a demonstração de que a elite brasileira adorava que o povo fosse ignorante para poder ser explorado”, disse Lula.

Ainda em seu discurso, o ex-presidente Lula avaliou que, nestes 12 anos, durante a crise internacional, enquanto o mundo todo demitia, os governos do PT e seus aliados conseguiram gerar 11 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. No Governo Dilma, foram 5 milhões de empregos. Além disso, descobriram o pré-sal e destinaram 75% dos seus royalties obtidos com a extração deste petróleo para a educação e 25% pra saúde.

“Dilma vai continuar com as políticas sociais que fazem o povo brasileiro andar de cabeça erguida”, destacou Lula. Ele ainda completa, parafraseando o cantor Chico Buarque: “‘eu gosto da Dilma porque ela não fala grosso com a Bolívia, mas também não fala fino com os Estados Unidos’. (…) É por esses e outros motivos, que eu quero mais 4 anos de Dilma”.

Por Marcos Paulo Lima, enviado especial da Agência PT de Notícias

 

PT Cast