Dilma: por que os tucanos não fizeram quando puderam?

Retorno à campanha rumo ao segundo turno das eleições foi realizado hoje (8), em Teresina. No Piauí, Dilma teve 70% dos votos no primeiro turno 

15295279998_90d49c627d_k

Dilma relembrou que os tucanos chegaram a proibir a construção de escolas técnicas federais

Foi sob aplausos e coro em seu nome que a presidenta Dilma Rousseff foi recebida em Teresina (PI), nesta quarta-feira (8) –  dia que marca o retorno da campanha pela reeleição. No encontro, que reuniu lideranças do PT, aliados e militância, Dilma relembrou programas sociais criados nos últimos 12 anos de governo petista e criticou a ineficiência das gestões do PSDB.

“É muito engraçado: nós criamos o Bolsa Família para atender uma realidade que era terrível no Brasil. Ai vem o meu candidato adversário (o tucano Aécio Neves) e fala que eles vão fazer melhor o programa. Por que não fizeram antes?”, disparou. A presidenta fez o mesmo questionamento em relação às propostas do peessedebista sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. “Quando puderam, não fizeram”, completou.

Dilma relembrou ainda que os tucanos chegaram a proibir, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, a construção de escolas técnicas federais no Brasil. Foi apenas nos 12 anos de governos do PT que o quadro se inverteu: juntos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram 422 escolas técnicas federais. O número é 1.700% superior às 11 instituições existentes no período FHC.

“O meu maior compromisso é garantir que a educacão esteja no centro de tudo. Nós vamos trazer mais 12 milhões de oportunidades no Pronatec”, disse Dilma, sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que já conta com 8 milhões de vagas.

Apoio – A candidata ao segundo mandato conta com a simpatia do eleitorado piauiense. No estado, ela obteve 70,61% dos votos no primeiro turno. O PT também foi vitorioso no pleito de 5 de outubro, com a eleição de Wellington Dias, do partido, como governador.

O petista afirmou que possui significado histórico a eleição de Dilma como a primeira mulher a presidir o Brasil e mobilizou os participantes da plenária a votar na candidata. “Até 26 de outubro vamos trabalhar e pedir votos para construir essa vitória”, disse.

15295230970_2bea5bc103_k

Dilma e Wellington Dias comemoram vitória no primeiro turno e se preparam para a disputa no segundo

Os senadores Ciro Nogueira (PP), Elmano Férrer (PTB) e João Vicente Claudino (PTB) também manifestaram apoio à reeleição da presidenta durante a plenária. Nogueira relembrou que os opositores ao governo são motivados por elitismo. “Essas pessoas não aceitam os filhos de pobres nas universidades, mães de família sem pagar aluguel”, afirmou ressaltando conquistas dos governos Lula e Dilma. “Quem não votar em Dilma, votará contra o Piauí”, completou Férrer.

Coletiva – Na área externa do espaço Atlantic City, onde a plenária foi realizada, Dilma concedeu entrevista a jornalistas que acompanharam o evento. Ela destacou conquistas vivenciadas pelo país nos últimos 12 anos, como o aumento do salário mínimo em 70%, a criação de 5,6 milhões de empregos em sua gestão e a formalização de 4,4 milhões de microempreendedores. “O Brasil viveu uma verdadeira revolução”, disse.

A presidenta se comprometeu ainda a combater a corrupção “doa a quem doer” e com a realização da reforma do sistema político brasileiro. No Nordeste, a campanha de Dilma seguirá ainda nesta semana para João Pessoa (PB), Salvador (BA), Maceió (AL) e Aracaju (SE), nesta semana.
Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias.

PT Cast